São Paulo, sábado, 13 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França faz Copa para crianças pobres

DA SUCURSAL DO RIO

Seleções de meninos pobres do Brasil, África do Sul, México e França disputarão um torneio quadrangular simultâneo à Copa do Mundo de 1998.
O anúncio foi feito ontem no Rio por Jerôme Champagne, conselheiro diplomático e chefe do Protocolo do Comitê Francês de Organização da Copa.
Champagne disse que as partidas do torneio ocorrerão antes de jogos oficiais da Copa.
Cada país vai traçar seu critério de escolha dos jogadores mirins, que deverão ter de 10 a 12 anos de idade.
No Brasil, o Ministério dos Esportes deverá preparar um torneio seletivo com a participação de equipes da maior parte dos Estados brasileiros. O time vencedor irá à Copa da França.
Champagne anunciou ainda a realização de um concurso de conhecimentos entre jovens brasileiros que estudam a língua francesa.
Os 15 mais bem colocados no concurso serão convidados a viajar à França durante a Copa. O concurso deverá acontecer em abril do ano que vem.
200 mil
Segundo Champagne, há no Brasil cerca de 200 mil estudantes de francês.
"Todos poderão concorrer: estudantes de escolas públicas, particulares, universidades", afirmou ele.
O Consulado da França no Rio abriu ontem o primeiro centro brasileiro de informações sobre a Copa da França.
O centro funciona na sede consular (avenida Antônio Carlos, 58, centro do Rio).
O interessado poderá obter informações gerais sobre a competição, além de consultar relação de hotéis e programas turísticos.
O centro de informações poderá ser acionado pela Internet. O site sobre a Copa de 98, com notícias sobre venda de ingressos, estádios e esquema de segurança, tem o seguinte endereço: www.tba.com.br/france/france98/frame.htm.
A Embaixada da França no Brasil planeja inaugurar centros de informações idênticos em São Paulo, Brasília e Recife.
A companhia aérea Air France anunciou que o avião supersônico Concorde será fretado para levar torcedores brasileiros à França.
O vôo para Paris está previsto para deixar o Rio no dia 24 de junho. O torcedor que preferir viajar de Concorde verá a seleção brasileira somente a partir da segunda fase do Mundial, já que o Brasil estréia no dia 10.
Champagne não quis falar sobre os preparativos da festa de abertura da Copa.
"Será um espetáculo nas ruas de Paris, destacando as civilizações, aspectos culturais e musicais. O resto é surpresa", disse ele.

Texto Anterior: Hora da verdade
Próximo Texto: Corinthians apresenta seu gerente de futebol; Lusa pune Alex Alves com pagamento retido; Santos terá ausências amanhã com Coritiba; Maradona fará teste antidoping voluntário; Futebol chileno entra em greve por melhoria; Flamengo aumenta prêmios aos jogadores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.