São Paulo, sábado, 13 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Efeitos especiais eram diferentes; Filmes exibidos em barraquinhas; 16 fotografias por segundo

Efeitos especiais eram diferentes
A técnica no tempo de Charles Chaplin não permitia as trucagens que há hoje nos filmes americanos. Isso não quer dizer que os cineastas não gostassem de efeitos especiais. Em "O Garoto", Carlitos adormece e sonha com o paraíso. Ele e o garoto, como seus vizinhos e até um cachorro, aparecem de asas, voando!

Filmes exibidos em barraquinhas
Na origem, os filmes eram um passatempo de parque de diversões, uma espécie de mágica exibida em barraquinhas. O francês Méliès, um dos primeiros cineastas, mostrava corpos cortados, cujas cabeças falavam e andavam. Ele fez um foguete se enterrar no olho da Lua!

16 fotografias por segundo
Hoje, quando a gente vê filmes mudos, tem a impressão de que os movimentos estão mais rápidos. A razão é que um filme se compõe de fotografias, uma seguida da outra, projetadas em velocidade para dar a impressão de movimento. No cinema mudo, projetavam-se cerca de 16 fotografias, ou quadros, por segundo, ao passo que hoje os projetores de filme sonoro passam 24 quadros por segundo.

Texto Anterior: Garoto foi encontrado no lixo
Próximo Texto: Multidão foi assistir ao Zorro em 21
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.