São Paulo, sábado, 13 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irlanda, Oriente Médio, Bósnia

Depois de ser dominada durante séculos pela Inglaterra, a Irlanda se revoltou e, em 1922, conseguiu independência. Mas uma parte do norte da ilha pertence até hoje aos ingleses.
Os judeus, perseguidos pelo racismo dos europeus, achavam que era uma boa idéia criar uma pátria na Palestina, onde seu país havia sido destruído mais de 1.800 anos antes pelos romanos. Os árabes que viviam lá não gostaram e se revoltaram, em 1921. Começou assim nova fase de conflitos no Oriente Médio.
Em 1921, os fascistas italianos formaram seu partido nacional. Foi necessária a Segunda Guerra Mundial para tirá-los do poder. Alguns países formados depois da Primeira Guerra se subdividiram: a Tchecoslováquia, na República Tcheca e na Eslováquia; a Iugoslávia, na Sérvia (unida ao Montenegro numa Iugoslávia menor), Croácia, Eslovênia, Macedônia e Bósnia, esta última mais subdividida, de fato, entre suas regiões sérvia, croata e muçulmana.

Texto Anterior: Povos trocam impérios por países independentes
Próximo Texto: Grafia era diferente mesmo!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.