São Paulo, sábado, 13 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ordem tem limite de 'mandatos'

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DO ENVIADO ESPECIAL

A sucessora de madre Teresa no comando das Missionárias da Caridade não poderá exercer a função por mais de 12 anos.
Diferentemente de madre Teresa, comandante da ordem de 1949 a 1997, irmã Nirmala foi eleita em março para um período de seis anos.
Em 2003, poderá concorrer a um segundo "mandato", também de seis anos. Em 2009, porém, terá, obrigatoriamente, de deixar o cargo, passando-o a outra pessoa.
O processo eleitoral começa com um período de oito dias de reclusão, em que as freiras tentam desvendar a vontade de Deus.
Em seguida, durante cerca de 15 dias são realizados debates internos, seguidos de muitas orações. No final, 226 irmãs escolhem o nome daquela que deve comandar a ordem nos próximos seis anos.
Unanimidade
Madre Teresa, que se negava a votar em si própria, sempre venceu por unanimidade, recebendo todos os votos de suas colegas. Com irmã Nirmala, porém, a história foi diferente.
A missionária recebeu mais de 50% dos votos, mas o número preciso não foi divulgado. No final das eleições, a ordem se limitou a dizer que a escolha de irmã Nirmala havia sido "quase unânime".
Dois dos fatores que a ajudaram foram sua idade, 63 anos, considerada pouca perto das demais freiras com direito a voto, a maioria na faixa dos 70 ou 80 anos, e o fato de ter nascido na Índia.
(JCA)

Texto Anterior: Nirmala critica materialismo de países ricos
Próximo Texto: Devotos protestam contra o fim das visitas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.