São Paulo, sábado, 13 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O timing da oposição

FERNANDO RODRIGUES

Brasília - Existe uma expectativa de definição imediata do nome (ou dos nomes) de oposição para a eleição presidencial de 98. Essa ansiedade não será saciada já, pelo que se pode captar dos agentes políticos em Brasília.
Ocorre que muito do que se fala agora é fruto de uma contingência do calendário: todos os políticos devem escolher seus partidos para a eleição do ano que vem até o dia 2 de outubro -um ano antes do pleito.
Como dois potenciais candidatos -Itamar Franco (sem partido) e Ciro Gomes (no PSDB, por enquanto)- ainda não se definiram, há uma impressão falsa de que é iminente a escolha dos nomes da oposição a FHC.
O mais provável é que Itamar Franco e Ciro Gomes escolham seus partidos, mas não saiam por aí candidatos desde já. Se é que serão mesmo candidatos a presidente.
É esse o consenso entre os principais caciques políticos de oposição, desde o centro até a esquerda.
Numa reunião nesta semana na casa do senador Roberto Requião (PMDB-PR), em Brasília, Luiz Inácio Lula da Silva e José Dirceu, presidente de honra e presidente do PT, respectivamente, explicaram o que o maior partido de oposição deseja como estratégia para a escolha do candidato.
A idéia petista é preparar um documento contendo idéias básicas que todo o centro e a esquerda anti-FHC defendem. Por exemplo, manutenção da estabilidade monetária, crescimento da economia com a defesa do que chamam de "valores nacionais", criação de empregos etc.
Esse documento está em fase avançada de preparação. Não será um texto rígido, que impeça a adesão de centristas. Todos os nomes da oposição serão convidados a dar sugestões.
Além disso, na visão petista, seria possível começar a fazer caravanas pelo país. Potenciais candidatos de oposição visitariam, juntos, as capitais até meados do ano que vem.
Só então, nos primeiros meses de 98, de acordo com o timing petista, seria a hora de definir o nome ideal para o embate contra FHC.

Texto Anterior: A noiva Mercosul
Próximo Texto: Prêmio à violência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.