São Paulo, domingo, 14 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HOLLYWOOD

. 1932 -Faulkner aceita seu primeiro contrato de roteirista em Hollywood, nos estúdios da Metro- Goldwyn-Mayer. Embora já tenha publicado algumas de suas maiores obras ("O Som e a Fúria", "Santuário"), permanece um autor pouco conhecido. Vai para Hollywood a fim de ganhar dinheiro. O escritor terá sempre uma relação atribulada com a "indústria dos sonhos".
No mesmo ano, o diretor Howard Hawks adquire os direitos de uma novela de Faulkner, "Turn About" (adaptada no filme "Vivamos Hoje", de 1933).
Hawks se encontram pela primeira vez com Faulkner. Os dois partilharão vários interesses e uma longa amizade. Do diretor, o escritor dirá: "Ele é um piloto alquebrado, como eu".

. 1935 - Hawks consegue para Faulkner um contrato com a Twentieth Century Fox. O escritor trabalha em "Croix de Bois", de Roland Dorgelès, que mais tarde se tornará "Caminho da Glória", filmado por Hawks. Paralelamente, acaba o manuscrito de "Absalon! Absalon!". Conhece Meta Carpenter, então secretária de Hawks, que será sua amante.

. 1942 - Aceita um contrato com a Warner Brothers devido a problemas financeiros. Reencontra Hawks, para quem escreve duas cenas de "Air Force" (1943). "Sou uma espécie de 'médico dos filmes"', diz Faulkner.
A partir de 1944, a relação com Hawks se estreita. O escritor também se aproxima do casal Humphrey Bogart-Lauren Bacall, que atuaram em filmes de Hawks. Todos eles participam da bem-sucedida adaptação do romance de Raymond Chandler "À Beira do Abismo", que estréia em 1946.

. 1953-1954 - Hawks prepara "Terra dos Faraós" e convida Faulkner a participar do filme. Ele diz a Hawks que não sabe como um faraó fala e sugere que ele se comporte como um coronel de Kentucky. Faz o roteiro do filme.

Roteiros de Faulkner:
. "Caminho da Glória" - ("The Road to Glory"), de Howard Hawks (1936).
. "Gunga Din" - de George Stevens (1939). Com Cary Grant.
. "Uma Aventura na Martinica" - ("To Have and Have Not"), de Howard Hawks (1944). Com Humphrey Bogart e Lauren Bacall.
. "À Beira do Abismo" - ("The Big Sleep"), de Howard Hawks (1946). Com Humphrey Bogart e Lauren Bacall.
. "Terra dos Faraós" - ("Land of the Pharaohs"), de Howard Hawks (1955). Com Joan Collins.

Filmes baseados em obras de Faulkner:
. "Vivamos Hoje" - ("Today We Live"), de Howard Hawks (1933). Com Joan Crawford e Gary Cooper. Baseado no conto "Turn About".
. "O Mundo Não Perdoa" - ("Intruder in the Dust"), de Clarence Brown (1949). Com David Brian e Claud Jarman Jr.
. "Almas Maculadas" - ("The Tarnished Angels"), de Douglas Sirk (1957). Com Rock Hudson. Baseado no romance "Pylon".

Texto Anterior: Sob a sombra de James Joyce
Próximo Texto: A honra como iceberg
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.