São Paulo, domingo, 14 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sinfônica é leve e ousada

IRINEU FRANCO PERPETUO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Quem for à apresentação de hoje no parque Ibirapuera assistirá a uma orquestra de bom nível, embora longe de ser memorável.
Normalmente submetido a "pot-pourris" ligeiros e superficiais, que mais parecem uma sucessão de obras de bis, o público de hoje será brindado com uma ousadia: um concerto ao ar livre com repertório digno de Teatro Municipal.
Que não se espere um daqueles paquidermes sonoros pelos quais se notabilizou a tradição germânica. Sem possuir um volume avassalador, a Sinfônica da Rádio de Hamburgo é surpreendentemente leve e maleável.
Na praça da Paz do parque Ibirapuera, contudo, é impossível prever o quanto desta sonoridade o equipamento de som vai permitir chegar ao público.
Pena que a "Sinfonia nº 1", de Brahms -justamente o item do concerto de quinta-feira, no Municipal, que recebeu a leitura mais convincente de seu regente, o sueco Herbert Blomstedt- vá ser substituído pela estrepitosa "Sinfonia nº 9", de Dvorák (pronuncia-se "dvórjak"), conhecida como "Do Novo Mundo" pelo emprego estilizado de temas inspirados no folclore dos Estados Unidos.
Mas também haverá ganhos -a insossa e sub-rossiniana "Abertura em Estilo Italiano", D 591, de Schubert, cede lugar à colorida "Abertura Carnaval", também de Dvorák.
A única obra em comum entre a apresentação de quinta e a de hoje -além do "Hino Nacional Brasileiro", de Francisco Manuel da Costa, interpretado como se fosse uma abertura de ópera italiana- será o Concerto para Violino de Brahms, com solos de Frank Peter Zimmermann.
Límpido e "politicamente correto", Zimmermann demonstrou elegância e estilo, mas não conseguiu extrair uma sonoridade muito grande de seu violino Stradivarius.
Sem grandes arroubos virtuosísticos, fez uma leitura honesta e transparente, mas que não chegou a arrebatar, por lhe faltarem riscos e surpresas.
(IFP)

Texto Anterior: Orquestra de Hamburgo toca em SP
Próximo Texto: Milton canta com meninos da Febem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.