São Paulo, domingo, 14 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polêmico coquetel

PAULO FERRETTI

Como toda grande celebridade, o coquetel Negroni, além de mundialmente famoso, é muito polêmico. Dois tradicionais bares italianos disputam sua criação: o Casoni, de Florença, e o Harry's Bar, de Roma.
Apesar de passionais provas de ambos os lados, documentos confirmam que o toscano Casoni é o "pai verdadeiro da criança", servindo a bebida há mais tempo que seu rival romano.
O vermute (à base de vinho e ervas aromáticas) e o "bitter Campari" comprovam sua ascendência italiana, contando ainda com a cooperação do britânico gin.
O Negroni é um coquetel montado diretamente em copo "old fashioned" (baixo, de bocal largo, de 300 ml) completado com gelo, 40 ml de gin, 40 ml de Campari e 40 ml de vermute tinto. Mistura-se as bebidas com a colher bailarina (longa, especial para coquetéis). Sua decoração tradicional leve meia rodela de laranja e um twist de limão (casca de limão torcida).

Texto Anterior: Ervas fundamentais
Próximo Texto: O último elefante
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.