São Paulo, segunda-feira, 15 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A proposta de Plano Nacional de Educação do governo para a década 1998-2007

Metas selecionadas de um documento de 61 páginas
Financiamento e gestão
. Elevação, na década, através de esforço conjunto da União, Estados e Municípios e de parcerias com o setor privado, do percentual do PIB aplicado em educação para atiNgir 6% (*)
. Informatizar, em dez anos, a administração de todas as escolas de mais de cem alunos, conectando-as com as secretarias de Educação

Ensino fundamental (1º grau)
. Universalizar o acesso ao ensino fundamental e garantir a permanência na escola de todas as crianças de 7 a 14 anos (*)
. Elevar em pelo menos 70% o número de concluintes do ensino fundamental, para o que se torna necessário diminuir em 5% ao ano as taxas de repetência e evasão.
. Elevar o índice de desempenho dos alunos, medido pelo Saeb, em, pelo menos, 5% ao ano
. Garantir, em dez anos, que todos os professores do ensino fundamental possuam diploma de nível superior (*)
. Ampliar, dentro de cinco anos, o ensino fundamental obrigatório para nove séries, com início aos seis anos de idade (*)

Creches
. Ampliar a oferta de creches, de forma que possa atender, até o final da década, pelo menos, um terço da população até três anos de idade, assegurando acesso a todos os segmentos que necessitam desse tipo de atendimento
. Elaborar, no prazo de um ano, documento que defina as condição mínimas de infra-estrutura necessárias para o funcionamento adequado das creches (**)

Pré-escolas
. Universalizar, em cinco anos, o atendimento das crianças de seis anos de idade em pré-escolas, de forma a preparar o sistema para, a partir do sexto anos da vigência do Plano, expandir o ensino fundamental de oito para nove anos
. Assegurar uma expansão de, pelo menos, 5% ao ano, da oferta de vagas nas pré-escolas mantidas gratuitamente pelo Poder Público, para crianças de 4 e 5 anos, com prioridade para a população de menor renda

Educação especial
. Ampliar a oferta de programas de estimulação precoce para crianças com necessidades especiais, até três anos de idade, em instituições especializadas e/ou em creches regulares, com preparação de profissionais qualificados (*)
. Generalizar, em três anos, a aplicação de testes de acuidade visual e auditiva em todas as instituições de educação infantil e do ensino fundamental

Ensino médio (2º grau)
. Ampliar progressivamente a matrícula no ensino médio, de forma que atenda, no final da década, pelo menos 80% dos concluintes do ensino fundamental

Ensino profissional
. Triplicar, em cinco anos, e sextuplicar, em dez anos, a oferta de formação de nível técnico a alunos matriculados ou egressos do ensino médio (*)

Educação de jovens e adultos
. Erradicar o analfabetismo absoluto
. Assegurar que, em cinco anos, pelo menos 50% da população que, atualmente, se encontra na faixa etária entre 15 e 24 anos e não tenham concluído as quatro séries iniciais do ensino fundamental, recebem educação equivalente
. Dobrar, em cinco anos, a capacidade de atendimento nos cursos supletivos de 2º grau

Ensino superior
. Prever, até o final da década, a oferta de ensino superior e/ou pós-secundário a, pelo menos, 35% da faixa etária de 19 a 24 anos
. Ampliar a oferta de ensino público na mesma proporção, prevendo, inclusive, a parceria da União com os Estados na criação de novos estabelecimentos de ensino

* Metas que exigem a colaboração da União
** metas que dependem da iniciativa da União

Fonte: "Roteiro e Metas para Orientar o Debate sobre o Plano Nacional de Educação", MEC, 20/8/97

Texto Anterior: MEC quer 1º grau com 9 séries até 2002
Próximo Texto: Missa para padre Charbonneau reúne mil pessoas no Santa Cruz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.