São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como são os exames

DA REPORTAGEM LOCAL

O CCF (Certificado de Capacitação Física) é uma das três habilitações exigidas para que um aeronauta possa exercer a profissão.
Quem tem 40 anos, ele deve ser renovado anualmente. Acima dessa idade, a exigência é de que o exame seja realizado a cada seis meses.
Perto da data do vencimento, a aeronauta retira o formulário na companhia e pede uma carta de encaminhamento.
O formulário deve, então, ser preenchido pelo ginecologista particular de cada uma e apresentado ao médico responsável da Aeronáutica no dia dos exames gerais.
Outras exigências prévias são um exame de Papanicolaou (para prevenção de câncer no colo do útero), uma radiografia bucal (para identificação) e amostras de fezes e urina.
A bateria continua com exames oftalmológico (visão), audiométrico (audição), neurológico (sistema nervoso) e psiquiátrico (mente).
Segundo Sandra Maria Antunes, comissária, todo o material é colocado em uma pasta e encaminhado aos departamentos. "Isso passa pelas mãos de várias pessoas até chegar ao lugar devido."
A revalidação do CCF dura uma manhã inteira e a aeronauta recebe sua nova licença no dia seguinte, mediante uma taxa posteriormente ressarcida pela empresa.

Texto Anterior: DAC especula vida sexual de comissárias
Próximo Texto: Artigos do Código de Ética Médica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.