São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornada menor não cria vagas, diz CNI

Para entidade, medida destruiria empregos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), senador Fernando Bezerra (PMDB-RN), disse ontem que uma eventual redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais provocaria desemprego no país.
Bezerra argumentou que a redução do número de horas trabalhadas aumentaria os custos das empresas, tornando o produto nacional mais caro e, consequentemente, menos competitivo. Isso acabaria afetando os níveis de emprego.
Por essas razões, Bezerra afirmou que a CNI rejeita a proposta de emenda constitucional em tramitação no Congresso Nacional, de autoria do deputado Paulo Paim (PT-RS), que estabelece a redução da jornada.
Uma pesquisa realizada pela confederação com 504 empresas de todo o país mostrou que 75% dos entrevistados acreditam que perderiam competitividade com a medida.
Outros 20% declararam que teriam que encerrar suas atividades se a redução da jornada fosse aprovada. Das empresas ouvidas, 61% afirmaram, ainda, que não contratariam mais empregados para compensar a redução de horas de trabalho.
Banco de horas
Para Bezerra, as jornadas de trabalho podem até ser reduzidas em algumas empresas, mas as mudanças devem ser feitas por negociações individuais, respeitando as diferenças de cada setor.
O estudo indicou que 69% dos entrevistados teriam interesse na implantação do banco de horas em suas empresas.
Esse sistema permite que a empresa reduza ou aumente os turnos de trabalho de acordo com o ritmo da produção.

Texto Anterior: Alta de renda não é tendência
Próximo Texto: Subiu no telhado; Em processo; Engrossando a fila; Expandindo a rede; Apoio bancário; Dança das cadeiras; No balcão; Dois presidentes; Propensão ao crédito; Folga no bolso; De roupa nova; Força no interior; Investindo em água; Meta educacional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.