São Paulo, sábado, 27 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar Franco anuncia que está no PMDB

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Dois dias após ter assinado a ficha de filiação, o ex-presidente Itamar Franco anunciou ontem sua entrada no PMDB, num almoço na casa do presidente do partido, deputado Paes de Andrade (CE).
O ex-presidente disse que não vai impor a sua candidatura ao PMDB, mas afirmou que poderá integrar uma frente de centro-esquerda para enfrentar o presidente Fernando Henrique Cardoso.
"Nós temos que somar, unindo os nossos partidos", disse Itamar, citando a fusão do PP (Partido Popular) e do PMDB, na década de 80, que uniu líderes mineiros.
Para ele, o seu governo foi de centro-esquerda. "Quem fala de candidatura de centro-esquerda esquece um pouco a história do Brasil. No meu governo tinha Luiza Erundina, Jamil Haddad, Pedro Simon e Roberto Freire", afirmou.
Eleitor
O ex-presidente entregou uma carta a Paes, na qual afirma que a sua possível candidatura à Presidência não pode ser lançada prematuramente. "Fiz a minha filiação como eleitor. Não estou pedindo a minha candidatura, não vou impor a minha candidatura e não vou trabalhar pela minha candidatura. O partido deve saber o que quer", disse o ex-presidente.
Itamar deu demonstrações de que não deixará FHC monopolizar a autoria do Plano Real. "É só verificar no 'Diário Oficial' quem assinou as medidas", disse.
Durante o encontro com Paes, Itamar falou por telefone com o senador José Sarney (PMDB-AP), que já disse que gostaria de disputar a Presidência pelo PMDB.
Segundo Paes, Sarney voltou a afirmar que abre mão da candidatura em favor de Itamar. Até o final do ano, o partido decide se apoiará FHC ou terá candidato próprio.
Itamar oficializou ontem sua filiação ao PMDB, mas a ficha assinada estava com o prefeito de Juiz de Fora (MG), Tarcísio Delgado, desde quarta-feira.
FHC
Na noite de anteontem, Itamar se encontrou com FHC no Palácio da Alvorada e disse ao presidente que se filiaria ao PMDB e que poderá ser seu adversário em 98.
Em Petrolina (PE), FHC disse ontem que ele e Itamar vão "continuar perto" um do outro.
"O presidente Itamar nunca ficou longe. Sempre ficou perto e vamos continuar perto", afirmou FHC, que não quis dar detalhes da conversa que teve com Itamar.
Segundo o deputado Raul Belém (PFL-MG), amigo de Itamar, FHC "compreendeu" a decisão do ex-presidente e o convidou para recepcionar o papa João Paulo 2º.
No final da tarde, Itamar recebeu Ciro Gomes, que ontem se filiou ao PPS, e o senador Roberto Freire (PPS-PE). "Dissemos a Itamar que nem ele nem o PMDB estão excluídos de uma articulação de centro-esquerda", afirmou Freire.

Texto Anterior: Sérgio Motta faz críticas ao PMDB e ao PT
Próximo Texto: Covas volta a criticar Maluf no interior
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.