São Paulo, domingo, 28 de setembro de 1997 |
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Como montar uma loja de CD?
ROGÉRIO RAMOS; RITA PEREIRA Rogério Ramos (São Paulo, SP) e Rita Pereira (Cruzeiro, SP)Para entrar nesse ramo, não basta só gostar de música e possuir capital para o investimento. A concorrência é intensa. Por isso é preciso ter gosto eclético, conhecer todos os estilos de música. Além disso, o empresário também deve oferecer uma boa variedade de itens, como fones de ouvido, fitas de vídeo e camisetas. Outra recomendação é estar atento à concorrência. Para competir, o empresário deve renovar sempre o estoque e oferecer atendimento personalizado. Existem duas formas de montar o negócio. A primeira é atender um público específico, que gosta só de determinados tipos de música, como rock, jazz ou blues. A segunda é atender o público em geral, sem adotar um gênero. O tamanho médio para a montagem de uma loja é de 50 m2. O estoque inicial deve ser de 1.500 CDs. O retorno do investimento ocorre em, no mínimo, 24 meses, e a margem de lucro média é de cerca de 8%. Estima-se em R$ 50 mil o investimento inicial. Para a montagem do empreendimento é preciso ter: aparelho de som, balcões expositores, prateleiras, telefone, computador e impressora, máquinas de calcular, móveis e materiais de escritório. É importante que a loja tenha aparelhos para que os clientes possam ouvir os CDs no local. O empreendimento exige inicialmente três pessoas: um vendedor, um gerente e o dono. A empresa deverá ser registrada nos seguintes órgãos: Junta Comercial, Secretaria da Fazenda, prefeitura e INSS, além do sindicato patronal. Também devem ser obtidos o Alvará de Funcionamento na prefeitura e o registro no Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). Para saber mais - Ligue-Sebrae: 0800-780202. As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo -al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae exclusivamente nesta seção. Texto Anterior: Cardápios mudam com pratos leves e coloridos Próximo Texto: Floriculturas apostam em "novas tendências" Índice |
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