São Paulo, segunda-feira, 29 de setembro de 1997 |
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Produto troca de lugar e venda cresce 10%
FÁTIMA FERNANDES
Nos Estados Unidos e na Europa, a experiência -que, na prática, significa agrupar num mesmo local produtos que podem ser consumidos juntos (no café da manhã, por exemplo)- já está se transformando em estratégia das empresas para elevar as vendas. No Brasil, o teste começa a ser feito por algumas redes que, por enquanto, estão gostando dos resultados. Há um ano, por exemplo, o Barateiro decidiu colocar o coador ao lado do pó de café na sua loja de Sapopemba, bairro da zona Leste de São Paulo. Consequência: a venda do coador de café subiu 10% rapidamente. A empresa notou que muitas vezes os consumidores esqueciam-se desse produto. Ao colocá-lo ao lado do café, a venda foi estimulada. Próximo à área do açougue, o cliente já encontra também espeto para churrasco, temperos, carvão entre outros produtos afins. Para João Fernandes D'Almeida Filho, vice-presidente do Barateiro, que faturou quase R$ 500 milhões em 1996, essa é uma boa hora para colocar a estratégia em prática, já que o consumo caiu. Pela experiência de empresas do exterior -que também estão em fase de teste dessa forma de exposição das mercadorias- quase dobrou num período de seis meses. Foi o que constatou a joint venture norte-americana entre a CPC International com a General Mills para venda da linha de sobremesas Betty Crocker, que foi lançada no Brasil há cerca de um ano. Nos Estados Unidos, a empresa conseguiu convencer alguns supermercadistas de que a venda de misturas para bolo e de coberturas pronta poderia crescer -e muito- se os dois produtos estivessem bem próximos. E foi o que aconteceu. Em seis meses, a venda de misturas para bolo cresceu 45% e a de coberturas, 85%. No Brasil, a mesma experiência -que está sendo feita- já resultou no aumento de 30% na venda de misturas e de 50% na de coberturas, informa Fernando Simioni Jr., gerente da linha de sobremesas da Refinações de Milho Brasil, a subsidiária brasileira da CPC, que espera faturar neste ano cerca de R$ 1 bilhão. Ele conta que normalmente os supermercados -no Brasil e no exterior- colocam todo tipo de cobertura numa mesma gôndola, muitas vezes distante das massas para bolo. "É um erro." Texto Anterior: Muda o IR sobre ganhos com renda fixa e variável Próximo Texto: Resistência é cultural Índice |
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