São Paulo, segunda-feira, 29 de setembro de 1997
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Programa traz Balanchine

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O programa que o New York City Ballet (NYCB) apresenta em São Paulo reúne três obras de Balanchine: "Os Quatro Temperamentos", "Tchaikovsky Pas de Deux" e "Who Cares?", além de "Fearful Symmetries", de Peter Martins.
Quando "Os Quatro Temperamentos" estreou, em 1946, o NYCB ainda se chamava Ballet Society. Dividida em cinco partes, essa obra sobre música de Paul Hindemith tem o subtítulo "Um Balé sem Enredo", premissa de Balanchine.
A fonte de inspiração dessa coreografia são os quatro temperamentos do organismo humano. Segundo a medicina antiga, os tipos físicos e psicológicos derivam da predominância, em cada pessoa, dos humores melancólico, sanguíneo, fleumático e colérico.
"Ainda que a partitura esteja baseada nessa idéia, nem a música nem o balé fazem uma interpretação literal do tema. O entendimento das teorias grega clássica e medieval sobre os temperamentos foi apenas o ponto de partida", escreveu Balanchine no livro "101 Argumentos de Grandes Balés".
"Who Cares?", ao som de Gershwin, revela um período mais maduro de Balanchine. Em fevereiro de 70, quando estreou, o NYCB estava instalado no prédio do Lincoln Center.
"Tive a sorte de conhecer Gershwin, que me chamou a Hollywood para coreografar o filme 'Goldwyn Follies'. Ele me deu um livro de suas canções e um dia, ao piano, toquei uma do princípio ao fim e pensei: é bonita, farei um 'pas de deux'", anotou Balanchine. "Logo toquei outra, era tão bela quanto imaginava, e logo outra e outra, e não havia mais fim de tão bonitas que eram. Assim surgiu um novo balé. Sem histórias, simplesmente as canções".
Já "Tchaikovsky Pas de Deux", de 1960, é uma obra de oito minutos que exige dos bailarinos muito virtuosismo técnico. A música é um trecho do balé "O Lago dos Cisnes" que durante mais de meio século não constou da partitura original. Isso porque Tchaikovsky a compôs às pressas, quando a obra já estava acabada, somente para destacar o desempenho de uma bailarina russa.
Completando, há "Fearful Symmetries", de Peter Martins, que estreou em 1990. A música é do compositor contemporâneo John Adams.
(AFP)

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