São Paulo, terça-feira, 30 de setembro de 1997
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Alternativas para melhorar o trânsito de São Paulo

Medidas de curto prazo que podem aliviar os congestionamentos
. Rodízio estadual
O que é: proíbe, de segunda a sexta, das 7h às 20h, a circulação de 20% dos carros de dez municípios da região metropolitana no período de maio a setembro

Vantagens: criada para amenizar os índices de poluição, a operação conseguiu reduzir em quase 30% o tamanho do congestionamentos da capital neste ano. Teve alto índice de obediência quando foi cobrada multa dos infratores

Desvantagens: Como a frota da capital aumenta cerca de 20 mil carros por mês, o rodízio perde eficácia com o passar do tempo. Isso praticamente inviabiliza a operação como medida de médio prazo. O Estado estuda aumentar para três os finais de placa proibidos de rodar no rodízio de 98

. Rodízio municipal
O que é: proibirá a circulação de 20% da frota da cidade de São Paulo, de segunda a sexta, nos horários de pico (entre 7h e 10h e entre 17h e 20h), apenas dentro da área da capital chamada de centro expandido. Poderá ser implantado a partir da próxima semana por seis meses

Vantagens: mesmo nos dias de restrição, o carro proibido de circular poderá rodar no centro expandido fora dos horários de pico de congestionamento e, a qualquer hora do dia, no resto da cidade

Desvantagens: poderá aumentar os congestionamentos na área periférica da cidade, onde não haverá nenhuma proibição para circulação de carros. Como o rodízio estadual, a operação também perde eficácia com o aumento da frota da capital

. Faixas reversíveis
O que é: inverte-se, durante algumas horas do dia, o sentido de uma ou mais faixas ociosas de uma via a fim de diminuir o congestionamento no sentido oposto dessa mesma via. A CET começou a fazer isso, em caráter experimental, das 7h às 10h, ontem na Radial Leste

Vantagens: é uma alternativa barata para usar melhor a malha viária da cidade, que em algumas parte do dia fica ociosa

Desvantagens: aumenta a chance de ocorrer acidentes devido à inversão constante de sentido das faixas. A experiência não conseguiu estimular a prática da carona ontem, em seu primeira dia adoção

. Pedágio urbano
O que é: cobra-se uma taxa dos carros que quiseram circular em determinados horários em algumas áreas da cidade, sobretudo no centro e pontos de congestionamentos

Vantagens: é uma medida mais liberal do que a adoção pura e simples do rodízio.

Desvantagens: como o valor do pedágio provavelmente seria menor do que uma multa de rodízio, o pedágio poderia proibir apenas os pobres de circular em determinadas áreas da cidade. Sob essa ótica, a medida poderia não afetar a classe média e os ricos

. Alteração do horário de funcionamento do comércio
O que é: o comércio abriria e fecharia em horários diferentes dos demais tipo de estabelecimentos, o que, em tese, reduziria os congestionamentos nos horários de pico. A medida foi tentada na gestão anterior, mas acabou sendo abandonada

Vantagens: é uma medida que não necessita de investimento para ser implantada, bastando um acordo entre o comércio, seus funcionários e a prefeitura para sua implantação

Desvantagens: as pessoas estão acostumadas a ir ao comércio em determinadas horas do dia e não gostam de alterar sua rotina. O mesmo raciocínio vale para os funcionários dos estabelecimentos comerciais e os donos de lojas

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