São Paulo, terça-feira, 30 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Montreux se volta ao passado

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Quando entrou no palco do Cassino Montreux, naquela noite de 21 de junho de 1969, o saxofonista Eddie Harris deve ter rezado para que sua apresentação com o trio do pianista Les McCann não terminasse em fiasco.
Afinal, além de jamais ter tocado antes com McCann, Eddie Harris nem mesmo sabia que músicas iriam apresentar no concerto.
Alheia a esses detalhes, a platéia do Montreux Jazz Festival assistiu a um inspirado encontro musical, que acabou virando disco -considerado, três décadas mais tarde, um clássico do jazz dos 60.
Faixas longas, como "Compared to What" (de Gene McDaniels) e "Cold Duck Time" (do próprio Harris), estão entre os melhores exemplos da fusão do jazz com o ritmo dançante da soul music.
"Swiss Movement" faz parte de uma série de edições comemorativas do 30º aniversário do festival suíço (em 96), que chega agora ao país, no pacote da Warner.
Outro título da série é "(I, Eye, Aye)", que registra o concerto do multiinstrumentista de sopros Rahsaan Roland Kirk (1936-1977), durante o festival de 1972.
Cego desde a infância, além de tocar três saxofones ao mesmo tempo, Kirk era capaz de mantê-los soando durante vários minutos, com sua curiosa técnica de respiração circular.
Seu enorme carisma no palco, misturado a um repertório aberto e eclético, foi esnobado por críticos mais conservadores, que o tratavam como um mero showman.
Ao ouvir os solos exuberantes de Kirk, os fãs de Hermeto Pascoal vão logo perceber que se trata de um incrível caso de irmãos gêmeos musicais.
(CC)

Texto Anterior: JAZZ
Próximo Texto: Diana Krall; Bill Evans; John Pizzarelli; McCoy Tyner; Chico Curzio; Eliane Elias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.