São Paulo, sábado, 4 de abril de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Greenpeace apresentará relatório

ANDRÉ MUGGIATI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BOA VISTA

O coordenador da campanha do Greenpeace em defesa da Amazônia, Paulo Adálio, 48, disse ontem em Boa Vista que a organização não-governamental apresentará um relatório sugerindo ao governo a proibição de queimadas em áreas de florestas, de atividades comerciais ou industriais nas florestas virgens, além de mudanças no modelo agrícola.
O Greenpeace realiza no momento levantamentos sobre queimadas em Roraima, na Indonésia (Ásia) e em Papua Nova-Guiné (Oceania), onde o fogo voltou há três semanas. Um vídeo, fotos e o relatório serão divulgados dentro de dez dias, em Londres.
Adálio disse que a Amazônia, onde se concentra a maior biodiversidade do planeta, será o "coração" do relatório por causa do megaincêndio em Roraima. "É assustador que a Amazônia brasileira esteja sendo destruída sem que a humanidade tenha tempo de catalogá-la cientificamente."
O Greenpeace abriu uma página na Internet (http://www.greenpeace.org) para pedir a doação de Mefloquina (remédio para malária) para o Distrito Sanitário Ianomâmi da Fundação Nacional de Saúde em Roraima.
O coordenador do Greenpeace disse que a operação de combate ao fogo no Estado falha por não incluir a preservação da floresta como prioridade. "A prova disso é que o fogo se alastra."
Segundo Adálio, a floresta não é vista como bem patrimonial pelas autoridades do país.
(AM)

Texto Anterior: Queimadas podem ser origem de novos focos
Próximo Texto: Cresce número de mortos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.