São Paulo, quarta-feira, 22 de abril de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudantes de direito depredam hotel em SP

MAURÍCIO SIMIONATO
DA FOLHA CAMPINAS

Pelo menos dez estudantes de direito, que participavam dos Jogos Jurídicos de Americana (133 km de SP), depredaram o Hotel Nacional (três estrelas), onde estavam hospedados desde sábado.
Os jogos, que começaram no sábado e terminaram ontem, contaram com a presença de pelo menos mil alunos de oito universidades e faculdades do Estado.
Os estudantes destruíram dez dos 52 apartamentos do hotel, jogaram um criado-mudo pela janela do 10º andar, quebraram o elevador e deixaram o prédio sem água após danificarem o hidrante.
Eles também jogaram uma TV pela janela, destruíram pelo menos 12 interfones, danificaram as caixas de energia e de central telefônica do prédio. Os estudantes foram vistos urinando da janela do 4º andar do prédio.
Uma estudante da FMU, que preferiu não se identificar, disse ter ficado com medo de descer as escadas no escuro e ser estuprada.
Estavam hospedados no local cerca de 300 estudantes -200 da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) e cem da PUC-São Paulo.
Segundo a polícia, todos os envolvidos são rapazes de classe média alta. Os universitários foram indiciados por crimes de danos ao patrimônio público, vandalismo e atentado ao pudor. Eles responderão a processo penal.
Os estudantes da FMU culpam os alunos da PUC. Eles disseram que um grupo de alunos de direito da PUC (conhecido como "tropa de choque") é considerado violento nos encontros estudantis.
A Folha conversou com três integrantes da "tropa de choque" que admitiram que a fama de serem violentos se justifica. Entretanto, eles negaram envolvimentos no caso do hotel.
Os representantes do diretório acadêmico da PUC-São Paulo admitiram que houve ocorrências graves e prometeram levar o caso para a reitoria da universidade.
Segundo a PM, três estudantes da Unip (Universidade Paulista) acenderam um morteiro em frente ao Hotel Florença, em Americana, onde estavam hospedados outros 150 estudantes. Os fogos danificaram três carros. Durante a estadia dos estudantes foram registrados seis boletins de ocorrência.

Texto Anterior: 'Rebeldes' aceitam negociar saída de Pitta
Próximo Texto: Professores fazem passeata na praia em Recife
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.