São Paulo, quarta-feira, 22 de abril de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo indica novos sistemas solares

DA REDAÇÃO

Planetas semelhantes à Terra podem estar ser formando também em torno de outras estrelas da Via Láctea, como a Beta Pictoris, a Vega e a Fomalhaut.
Essa é a conclusão de um estudo realizado pelo astrônomo Wayne Holland, do Centro Astronômico de Hilo, no Havaí, e colaboradores, que será publicado na edição de amanhã da revista científica britânica "Nature".
Os cientistas detectaram indícios da formação de planetas em torno das estrelas de forma indireta.
Eles usaram um equipamento que mede o calor emitido por nuvens de poeira estelar, acoplado ao telescópio James Clerk Maxwell, em Mauna Kea, no Havaí.
Segundo os pesquisadores, ao redor de cada uma das três estrelas foram observados discos de poeira de tamanho próximo ao do cinturão de cometas Kuiper, localizado no Sistema Solar além da órbita de Plutão.
Os astrônomos disseram ter detectado ao redor de Fomalhaut uma região vazia maior que a órbita de Netuno em torno do Sol, que tem cerca de 4,5 milhões de quilômetros de raio.
Isso sugere que planetas semelhantes à Terra já podem ter se formado nessa região.

Texto Anterior: Imagens mostram a formação de planetas
Próximo Texto: Laíno crê em primeira eleição limpa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.