São Paulo, quarta-feira, 24 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itália evita Brasil, mas perde zagueiro titular

HUMBERTO SACCOMANDI
ENVIADO ESPECIAL A SAINT-DENIS

A Itália derrotou ontem a Áustria por 2 a 1 e garantiu sua classificação em primeiro lugar no grupo B da Copa. Mas perdeu o zagueiro titular Nesta, que teve uma lesão no joelho e provavelmente será cortado. A Áustria foi eliminada.
Com o resultado de ontem, a Itália escapa de um confronto com o Brasil, que agora só pode acontecer caso as duas equipes cheguem à final da Copa. A "azzurra" acabou a primeira fase com sete pontos, à frente do Chile (três pontos), Áustria e Camarões (dois).
O jogo trouxe, porém, um problema para o técnico italiano Cesare Maldini. Logo a 1min, o zagueiro Alessandro Nesta se contundiu numa disputa de bola.
"Vamos realizar uma ressonância magnética, mas as suspeitas de lesão nos ligamentos do joelho direito são muito fortes, e acho que Alessandro terá de nos deixar", afirmou o treinador.
Em lugar de Nesta, entrou o veterano Bergomi, 34, campeão do mundo em 1982, aos 18 anos.
A seleção italiana já havia iniciado com uma alteração no meio-campo. Albertini, que não vinha bem, deu lugar a Pessotto.
A partida de ontem teve dois momentos distintos. No primeiro tempo, praticamente não houve oportunidades de gol. "Os dois times estavam se estudando", afirmou Cesare Maldini.
No segundo tempo, a Itália, que jogava pelo empate, abriu o placar aos 4min. Vieri marcou de cabeça seu quarto gol na Copa.
Como a Áustria precisava vencer para se classificar, o time partiu para o ataque. "Pressionamos, mas a defesa da Itália é muito boa", justificou-se o técnico austríaco, Herbert Prohaska.
A Áustria chegou até a abdicar do líbero (terceiro zagueiro, que joga mais recuado) para colocar um jogador a mais no ataque. Isso, porém, fragilizou a defesa, que ficou exposta aos contra-ataques.
E foi assim que saiu o segundo gol, aos 44min. Numa boa triangulação com Inzaghi (que substituiu Vieri), Roberto Baggio (que substituiu Del Piero) recebeu sozinho diante do gol e só completou.
A Áustria ainda diminuiria nos acréscimos -o time marcou seus três gols na Copa nos minutos finais. Aos 47min, Herzog, cobrando pênalti, fez 2 a 1. Mas já era tarde para uma reação austríaca.
"Estamos decepcionados, pois esperávamos chegar pelo menos até as oitavas-de-final", disse o treinador da Áustria.
"Agora teremos alguns dias para estudar nosso próximo adversário", disse o técnico Maldini. A Itália enfrenta agora a Noruega.

Texto Anterior: Venceu a unanimidade
Próximo Texto: Equipe bate recorde de gols e enfrenta suspense
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.