São Paulo, quarta-feira, 24 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Região italiana com maioria de 'austríacos' tem torcida dividida

HUMBERTO SACCOMANDI
DO ENVIADO A SAINT-DENIS

Pelo menos uma parte da Itália ficou dividida ontem entre torcer pela " squadra azzurra" ou pela seleção da Áustria.
Na região autônoma do Alto Adige (norte da Itália), a maioria da população é de ascendência austríaca, e o alemão é mais falado que o italiano.
A região, que fica na fronteira com a Áustria, depois de idas e vindas durante séculos ficou definitivamente com a Itália após a Segunda Guerra Mundial.
Mas 53 anos de domínio italiano não bastaram para que o Alto Adige se italianizasse. Os habitantes continuam chamando a região de Süd Tirol (sul do Tirol), a antiga denominação austríaca.
Quase todas as cidades mantém o antigo nome em alemão, junto com o nome italiano.
Bolzano, por exemplo, continua sendo Bozen para a maioria de seus habitantes. Há até mesmo um partido político específico para essa maioria austríaca.
Com estatuto especial, benefícios do Estado para a manutenção da língua alemã e da cultura tradicional, a região foi destaque na cobertura da partida de ontem entre Áustria e Itália.
Destaque na mídia dos dois países. Os italianos procuravam compatriotas que torceriam pelo adversário.
Os austríacos, os estrangeiros que ainda mantinham a ligação afetiva com o país de origem.
"Será uma torcida esquizofrênica", nas palavras do cotidiano romano "La Repubblica". E foi.
A vitória italiana acabou não sendo uma surpresa. No futebol, a Áustria nunca passou da primeira fase numa Copa do Mundo e não derrota a Itália desde 1960.
Com a partida de ontem, as duas equipes já se enfrentaram quatro vezes em Copas do Mundo, com quatro vitórias italianas.
Após o jogo, porém, as rivalidades históricas foram deixadas de lado. Italianos e austríacos se confraternizaram à saída do estádio e pela cidade de Paris sem causar incidentes.
(HuSa)

Texto Anterior: Equipe bate recorde de gols e enfrenta suspense
Próximo Texto: Bergomi, novo titular, quer o Brasil na final
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.