São Paulo, sexta-feira, 26 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com 100 gols tomados pela seleção, Zubizarreta anuncia aposentadoria

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O goleiro veterano Andoni Zubizarreta, 36, anunciou ontem sua aposentadoria, após 13 anos e quatro Copas do Mundo vestindo a camisa da seleção espanhola.
O jogador foi um dos responsáveis pela eliminação da Espanha, cabeça-de-chave do Grupo D, na primeira fase do Mundial, após uma falha grosseira no gol que determinou a derrota para a Nigéria por 3 a 2, na estréia.
Em sua última partida, a maior goleada até agora da Copa da França, 6 a 1 sobre a Bulgária, anteontem, Zubizarreta tomou seu 100º gol (do atacante Emil Kostadinov) pela seleção.
"É hora de dizer adeus ao futebol, aos estádios, aos campeonatos e às controvérsias: adeus às tensões e às ambições", afirmou o goleiro.
Desde 1985, jogou 127 partidas pela seleção e 622 pelos clubes pelos quais passou, o Athletic Bilbao, o Barcelona e o atual Valencia, todos de seu país. Seus principais títulos foram a Recopa, em 1989, e a Copa dos Campeões da Europa, em 1992, ambos pelo Barcelona.
Zubizarreta não decidiu se tentará uma carreira na comissão técnica de algum time.
Ontem, na coletiva em que anunciou o final de sua carreira, saiu em defesa do técnico Javier Clemente, apontado pela imprensa e pelos torcedores espanhóis, como o maior responsável pela eliminação da equipe.
"O futebol precisa de você. Nesses momentos difíceis, os jogadores precisam de suas orientações", declarou.
Os nigerianos se classificaram em primeiro na chave e enfrentam a Dinamarca nas oitavas-de-final. Os paraguaios ficaram em segundo e jogam contra a equipe anfitriã na próxima fase.
O zagueiro Nadal também defendeu Clemente. "Não se pode discutir sua capacidade. Ele foi o melhor treinador que tive."

Texto Anterior: Seleção italiana vive momento tenso pela ausência de zagueiros reservas
Próximo Texto: México reage de novo e se classifica com Holanda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.