São Paulo, domingo, 28 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Embaixada francesa lamenta

MALU GASPAR
DA REPORTAGEM LOCAL

Tanto a Embaixada da França no Brasil quanto a Funai afirmam lamentar a situação da seleção indígena, mas dizem não ter nenhuma responsabilidade sobre o ocorrido.
Segundo a assessoria de imprensa da Funai, que tem a tutela dos índios brasileiros, o presidente da entidade, Sulivan Silvestre de Oliveira, recebeu François Xavier Pelletier em audiência e disse que, em princípio, concordava com o projeto da viagem.
No entanto, segundo a assessoria de imprensa da Funai, Silvestre teria pedido ao pesquisador documentos que comprovassem que havia reservas de passagens e em hotéis franceses para liberar os índios para a viagem.
Depois disso, Pelletier não teria voltado mais.
Já a embaixada francesa confirma que tanto eles quanto o ministério francês dos Esportes aprovaram o projeto, "que parecia uma idéia muito boa", segundo diz o consultor para assuntos de imprensa, Christian Gerchwind.
Mas Gerchwind afirma que nem a embaixada nem o governo francês podem ser responsabilizados pela situação da seleção indígena, já que não tinham o controle do projeto.
"Nós estamos muito chateados e queremos ajudar a solucionar o problema dos índios, mas não podemos assumir a responsabilidade sobre um projeto que não gerenciamos", diz Gerchwind.
Segundo ele, o apoio a que a Embaixada se propunha poderia, por exemplo, ajudar na liberação da documentação para que a seleção viajasse.
Gerchwind diz ainda que está sendo estudada a hipótese de mandar o grupo para a França, mesmo que não seja possível promover jogos.
"Queremos achar um jeito de pelo menos levar esse pessoal para passear na França, já que não foi possível jogar."
Mas, de acordo com Gerchwind, isso não seria possível durante a Copa, porque todos os hotéis estão lotados.
(MGs)

Texto Anterior: Atacante pensou em suicídio
Próximo Texto: Uma novidade brasileira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.