São Paulo, domingo, 28 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toulouse resiste a torcedores

JOÃO BATISTA NATALI
DO ENVIADO ESPECIAL A PARIS

Toulouse já viveu dois momentos críticos durante a Copa. O primeiro foi a chegada, no dia 13, de 7.000 torcedores japoneses fraudados na compra de ingressos para o jogo com a Argentina.
O segundo, nove dias depois, foi quando hooligans ingleses desembarcaram para o jogo contra a Romênia, depois de armarem pancadaria e vandalismo, em Marselha.
O fato de ter encontrado saídas honrosas nessas duas oportunidades representa, segundo o prefeito Dominique Baudis, o maior trunfo dessa temporada de seis jogos.
Nos dois episódios, a solução consistiu em três telões. Para os japoneses, o equipamento foi instalado, permitindo com isso que a torcida assistisse a partida.
Com os ingleses, no entanto, os três telões foram retirados da cidade. Em razão disso, evitou-se grandes aglomerações, e os 1.800 policiais puderam dispersar os grupos suspeitos de torcedores.
Baudis disse que as duas iniciativas apressadas acabaram revertendo para uma imagem positiva de Toulouse. "É como se, de fora, as pessoas soubessem que por aqui há comando político.".
Seu município poderia ter dispensado a Copa. Não precisaria dela para atrair investidores.
Mesmo assim, o futebol acabou dando um pouco mais do que o prefeito chama de "notoriedade municipal". Com jornalistas ao redor, tornou-se mais conhecido o projeto de orçamento local que prevê algo muito raro por aqui: a diminuição dos impostos.
(JBN)

Texto Anterior: Cidades se despedem da Copa-98
Próximo Texto: Quatro palavras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.