São Paulo, domingo, 5 de julho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gol no final garante a Holanda

MARIA CRISTINA FRIAS; RODRIGO BERTOLOTTO
ENVIADOS ESPECIAIS A MARSELHA

Bergkamp marca aos 45min do 2º tempo, elimina a Argentina e faz dos holandeses os próximos adversários do Brasil

Com um gol aos 45min do segundo tempo, a Holanda bateu a Argentina por 2 a 1 e conquistou a vaga para enfrentar o Brasil na semifinal da Copa da França
No último Mundial, os holandeses enfrentaram os brasileiros nas quartas-de-final e perderam por 3 a 2. Estava naquele time o meia-atacante Dennis Bergkamp, o mesmo que decidiu a partida de ontem. Além dele, outros quatro jogadores da equipe atual da Holanda estavam em campo naquela partida -Winter, Ronald de Boer, Jonk e Overmars.
No primeiro tempo, as duas equipes dividiram as chances de marcar, mas os gols só saíram em distrações da defesa e foram marcados pelos homens de ataque dos dois times que mais erraram durante os primeiros 45 minutos.
Foram eles Kluivert, pela Holanda, e López, pela Argentina.
A postura ofensiva holandesa obrigou a Argentina a recuar um meia, ora Simeone, ora Zanetti, para compor com quatro a linha de defesa.
Por outro lado, os argentinos souberam aproveitar os vazios da defesa rival.
A primeira chance, porém, foi da Holanda, com um chute de Jonk batendo na trave esquerda de Roa, aos 5min. A abertura do placar viria na sequência.
Aos 12min, Ronald de Boer lançou Bergkamp, que, de cabeça, deu a assistência para Kluivert, na área, marcar.
A Argentina igualou aos 18min, com um lançamento de Verón para López. O atacante, sozinho na frente de Van der Sar, tocou a bola no meio das pernas do goleiro.
Os argentinos avançaram, mas erravam muitos passes no ataque. Isso incentivou o meia Davids a roubar a bola e avançar, como, aos 26min, quando finalizou perto do travessão.
Davids daria novo chute de longa distância, aos 30min, espalmado por um inseguro Roa. O goleiro argentino repetiria o gesto aos 34min, depois de chute de Jonk.
No final do primeiro tempo, Ortega ainda mandaria uma bola na trave de Van der Sar.
O segundo tempo começou com a Argentina errando muito na saída de bola, e a Holanda se aproveitando, como as 8min, com um chute de Bergkamp.
Mas a Argentina estamparia novamente a trave holandesa. Em jogada de Verón, Batistuta superou Stam e Van der Sar, mas a bola que chutou não entrou.
No minuto seguinte, Kluivert cabeceou, mas Roa fez sua primeira defesa importante.
Aos 31min, a Holanda ficou com um a menos. O ala-esquerdo Numan, já com amarelo, chegou fora de tempo em uma disputa e acertou Simeone.
Mas a Holanda devolveria. Aos 42min, Ortega simulou um pênalti e, quando ia receber o amarelo, o goleiro Van der Sar se aproximou.
O argentino se levantou e chocou sua cabeça com o holandês. Por isso, foi expulso.
Passados três minutos, Frank de Boer fez um lançamento do meio-campo, Bergkamp dominou, driblou Ayala e marcou.
A torcida terminou cantando sem parar "Frank de Boer".

Texto Anterior: MULTIMÍDIA
Próximo Texto: 'Não chore por mim, Argentina', cantam torcedores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.