São Paulo, segunda-feira, 13 de julho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como evitar problemas com financiamentos

1 - Nunca assine um contrato de financiamento em branco.

2 - Se você concordar com essa condição, exija recibo discriminatório da loja onde efetuou a compra, especificando do que se trata a operação (por exemplo, valor da entrada, número de parcelas a pagar e valor da prestação, taxa de juros etc.)

3 - Leia atentamente todas as cláusulas contratuais. Os detalhes podem trazer surpresas desagradáveis.

4 - Existem casos em que as financiadoras terceirizam os serviços de cobrança, sem comunicar ao cliente. Tome cuidado, pois certamente a empresa contratada cobrará uma taxa adicional pelos serviços prestados. O Procon considera que o gasto adicional deve correr por conta da financiadora contratante dos serviços. Mas orienta o consumidor a pagar a cobrança e exigir o recibo discriminatório, detalhando os valores pagos para que possa entrar com ação no órgão.

5 - Pesquise qual é a financiadora que oferece melhores condições de financiamento.

6 - Guarde o material publicitário da financiadora. Ele pode servir para comprovar propaganda enganosa, caso não cumpra o que foi divulgado.

7 - Verifique todas as cláusulas contratuais e se as condições se adaptam ao seu orçamento.

Fonte: Procon

Texto Anterior: Loja nega versão de cliente
Próximo Texto: Médico quer escritura de imóvel pago
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.