São Paulo, segunda-feira, 13 de julho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ciência repercute no exterior

MARTA AVANCINI
DA REPORTAGEM LOCAL

A participação da ciência brasileira no contexto mundial é relativamente pequena, mas em algumas áreas o país se destaca, produzindo um conhecimento que alcança repercussão internacional.
"Em ecologia, astronomia, bioquímica e imunologia o Brasil está bem, produz trabalhos muito importantes", diz Jorge Guimarães.
A participação da produção científica em nível mundial é mensurada pelo número de artigos publicados em publicações de renome internacional.
Nesse quesito, as publicações catalogadas pelo ISI (Institute for Scientific Information) são consideradas as mais importantes. Já a repercussão é medida pelo número de citações de um artigo.
Dados do Ministério da Ciência e Tecnologia revelam que o Brasil produz cerca de 0,8 da ciência mundial, ou seja, 0,8 dos artigos científicos publicados no mundo são escritos por brasileiros.
Embora pareça pouco, é preciso levar duas coisas em consideração. Primeiro, que a produção científica é extremamente concentrada -quase 40% é norte-americana.
Segundo, a participação brasileira vem crescendo em um ritmo 57% acima da média mundial, também segundo o ministério com base no NSI (National Scientific Index), base de dados norte-americana acadêmica.
Quanto ao impacto, a área de biologia e bioquímica é a que tem melhor desempenho: 43% dos trabalhos brasileiros publicados são citados por outros pesquisadores.
Apesar de esses critérios terem reconhecimento internacional, existem críticas porque considera-se que eles não medem o impacto da produção em humanas, que tendem a realizar trabalhos mais vinculados à realidade local e escritos em língua portuguesa, de pouca penetração no meio acadêmico internacional.
(MAv)

Texto Anterior: Sistema de avaliação da pós-graduação vai mudar
Próximo Texto: Política, mentiras & videoteipe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.