São Paulo, segunda-feira, 13 de julho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Protocolo atrapalha comemoração

HUMBERTO SACCOMANDI; JOSÉ GERALDO COUTO; JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
DOS ENVIADOS A SAINT-DENIS

A euforia dos jogadores franceses com a inédita conquista da Copa do Mundo acabou esbarrando no protocolo da Fifa.
Depois de receberem a taça das mãos do presidente Jacques Chirac, nas tribunas, os jogadores desceram para o gramado, onde iniciaram uma volta olímpica.
Alain Leiblang, chefe de imprensa do comitê organizador do Mundial, correu atrás do grupo liderado pelo capitão Didier Deschamps e os impediu de continuar.
Depois de discutir com os jogadores, orientou-os a voltar ao centro do campo para satisfazer aos fotógrafos, retidos por seguranças na linha lateral do campo.
Outro momento de tensão aconteceu quando a maioria dos jogadores já entrava para os vestiários. Zidane e a Copa foram trazidos de volta ao campo, mais uma vez para satisfazer aos fotógrafos.
Irritado, Zidane chegou a discutir com assessores da Fifa antes da sessão forçada. Ergueu a taça, beijou-a e sorriu brevemente. Depois, partiu rapidamente com a taça para os vestiários, empurrando fotógrafos, seguranças e Keith Cooper, assessor de comunicação da Fifa.
Hoje, os jogadores franceses seguirão outro protocolo, imposto pela Federação Francesa de Futebol. À tarde, desfilarão em carro aberto pela avenida Champs Elysées. No mesmo local, amanhã, eles assistirão, ao lado do presidente Chirac, ao desfile de 14 julho, a Queda da Bastilha, data cívica francesa.
(HuSa, JGC e JHM)

Texto Anterior: Zidane desequilibra e é aclamado
Próximo Texto: Patrocinador capitaliza conquista inédita francesa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.