São Paulo, segunda-feira, 03 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MOSTRA
Cor inspira criação de luminárias, tapetes, fotografias e cerâmicas na Vila Madalena
Artistas se reúnem em torno do azul

free-lance para a Folha

Com curadoria de Maria Alice Milliet, a mostra "Azul" traz artistas e designers que trabalharam as diversas nuances dessa cor que já foi obsessão de muitos pintores. Leonardo da Vinci, Monet, Ticiano e Yves Klein foram alguns dos que fizeram grandes estudos sobre ela.
Os designers Gerson de Oliveira e Luciana Martins fizeram uma grande parede de 3,5 m por 2 m especialmente para essa exposição no Galpão do Design, na Vila Madalena.
O trabalho segue a linha minimalista que os profissionais se propuseram, pois parte de uma luminária azul em forma de cubo. Os designers foram empilhando e testando o espaço até chegar à maior peça que já criaram nos oito anos de profissão.
"A cor azul está associada a planos horizontais, como o céu e o mar. Nós preferimos trabalhá-la na vertical e descobrir como a cor se comporta em pé", afirma Gerson de Oliveira.
Ele e Luciana se conheceram quando estudavam cinema na Universidade de São Paulo e estão juntos até hoje. Este ano ganharam o prêmio "Brasil Faz Design", no Museu da Casa Brasileira, com a mesa "Mientras Tanto".
Outra mesa da dupla, "Pigmento", uma caixa metálica contendo o pigmento azul visto pelo tampo de vidro, também pode ser conferida na exposição.
Renata Padovan expõe uma série fotográfica chamada "Flam", nome de uma cidade da Noruega onde ela tirou as chapas. São cinco fotos dos negros fiordes noruegueses que, em contraste com o azul do céu e do mar, ganharam essa tonalidade.
O interesse da artista está nas linhas que os filetes de água formaram nesses muros de pedra. Na primavera, o gelo derrete lentamente e escorre formando complexos desenhos até chegar ao chão.
Renata conseguiu textura nessas linhas ao imprimir suas fotos em papel de algodão de alta gramatura com a tecnologia Iris, que permite grande definição.
Adriana Terpins mostra a série "Garrafas", cerâmicas em alta temperatura que remetem às obras do pintor italiano Giorgio Morandi (1890-1964).
Adriana não usa esmalte e por isso suas peças ganham texturas ásperas. O azul, aqui, fica mais e menos intenso, variando em tons baixos sempre ricos em nuances. Depois da pintura, desenho e gravura, este é o seu primeiro trabalho tridimensional.
Por fim, Paulo Segall expõe um tapete em que ele primeiro criou as formas no seu computador. Agregou, entretanto, o gesto livre ao tecê-lo. Paulo desenvolve seu trabalho com tapetes há 15 anos, apoiando-se na reta, nas curvas e em formas geométricas simples. (DEMETRIUS CAESAR)


Mostra: Azul
Onde: Galpão do Design (av. Aspicuelta, 145, Vila Madalena, tel. 814-3393)
Quando: de seg. a sex., das 10h às 19h. Sáb., das 10h às 16h. Até 6 de maio
Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Nova geração filma histórias humanas
Próximo Texto: Curso: Koellreuter repassa som do século 20
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.