São Paulo, sábado, 3 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MOSTRA
Curtas de diretores marginais mostram São Paulo desde 1966 até 1993
Cinema experimental vai do underground ao Unibanco

da Reportagem Local

O cinema experimental paulistano deixa o underground e aporta, pelo menos por dois dias, na concorrida sala 1 do Espaço Unibanco.
É a mostra Curta Radical, que começou ontem e termina hoje, com a exibição de quatro curtas-metragens subterrâneos. O evento é promovido pelo núcleo de cinema Noground.
Os filmes escolhidos para o segundo e último dia da mostra privilegiam os grandes diretores do cinema marginal.
A sessão dura uma hora e é maldita -acaba à meia-noite-, mas nem tanto assim: custa R$ 4 para qualquer espectador.
Rogério Sganzerla comparece com "Documentário", curta de 15 minutos feito dois anos antes de sua mais famosa fita, "O Bandido da Luz Vermelha" (1968). Sua idéia foi mostrar dois rapazes atravessando ruas do centro de São Paulo enquanto pensam nos filmes que vão assistir.
Também de 1966 vem "Olho por Olho", de Andrea Tonacci, diretor que cinco anos depois faria "Bang Bang". Da mesma forma que o curta de Sganzerla, o de Tonacci traz imagens do centro da cidade. Em 20 minutos, cria um clima noir a partir de imagens de uma limusine rodando por São Paulo.
O terceiro grande diretor marginal da noite é Jairo Ferreira ("O Vampiro da Cinemateca"), crítico de cinema da Folha nos anos 70.
Seu curta "O Guru e os Guris" (1982), de 11 minutos, é um documentário sobre as atividades do cineclubista Maurice Legeard.
Mas quem abre a sessão maldita de hoje são dois cineastas paulistanos da nova geração: Vitor Ângelo e Sérgio Zeigler. Em 14 minutos, eles "viajam" pela vida e obra de Glauber Rocha. O filme se chama "A Voz do Morto" (1993).
Para o cineasta Christian Saghaard, do núcleo Noground, a abertura do Espaço Unibanco para o cinema experimental "significa uma aproximação com um público que está mais acostumado com filmes europeus e de países exóticos do que com filmes que reflitam as condições cruéis de São Paulo".
Há dois anos, Saghaard promove exibições noturnas de filmes marginais em diversos bares da cidade.
(IVAN FINOTTI)
˛

Mostra: Curta Radical Quando: hoje, às 23h
Onde: sala 1 do Espaço Unibanco (r. Augusta, 1470, te.011/288-6780)
Quanto: R$ 4



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.