São Paulo, quinta-feira, 11 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO
Oito peças integram programação que também vai ao interior de SP
5ª Mostra Sesi investe no experimentalismo teatral

DA REPORTAGEM LOCAL

O teatro que investe na pesquisa de linguagem cênica e não permite concessões, por assim dizer, palatáveis, ocupa de ponta a ponta a programação da 5ª Mostra Sesi de Artes Cênicas.
De hoje a 29 de junho, agora expandida da capital para mais quatro cidades do interior paulista (Sorocaba, Marília, Araraquara e Rio Claro), o público pode conferir de graça oito montagens que se destacaram durante a temporada de 1999.
São espetáculos que conjugam base experimental com talento, segundo a curadoria formada por profissionais do Sesi, também amparada na observação da crítica.
O grupo Pia Fraus abre a mostra no Teatro Popular do Sesi, de hoje a domingo, com "O Malefício da Mariposa", importante texto do célebre poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca (1898-1936).
O espetáculo trata da desilusão amorosa, traçando paralelo das relações humanas com as dos insetos.
"Um amor impossível dilacera qualquer coração, seja ele de um poeta ou de uma barata", justifica o dramaturgo espanhol.
Em seguida, é a vez de Rodrigo Matheus encenar "Moby Dick", livre adaptação de sua autoria para o clássico romance homônimo do escritor norte-americano Herman Melville (1819-1891).
Matheus usa técnicas circenses e explora o espaço aéreo com um barco suspenso.
Em "Insensatez", única montagem que vem de fora, do Rio de Janeiro, para ser mais exato, Ticiana Studart interpreta os textos "A Voz Humana" e "O Belo Indiferente", ambos de autoria do escritor francês Jean Cocteau (1880-1963).
Trata-se de uma abordagem extremamente crítica e sensível sobre temas prementes como solidão, rejeição e, também, desilusão amorosa.
A Cia. do Latão apresenta "O Ensaio sobre o Latão", resultado de escritos poéticos do dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956), de cenas do grande clássico "Hamlet" do lendário dramaturgo britânico William Shakespeare e de imagens recolhidas da vida noturna na cidade de São Paulo.
O espetáculo de dança-teatro "Bent, o Canto Preso", de Martin Sherman, interpretado pela companhia FAR-15, de Sandro Borelli, trata da história de um homem perseguido pelo regime nazista por causa da sua opção sexual.
Os formandos da Escola de Artes Dramáticas (EAD-USP) também foram selecionados para a Mostra Sesi com "As Criadas", de Jean Genet (1910-86). A peça, do dramaturgo francês, tem direção de Mário Piacentini.
A Fraternal Cia. de Artes e Malas-Artes leva ao palco "Til Eullenspiegel", comédia que converte a Idade Média para os tempos que correm. Direção de Ednaldo Freire com dramaturgia de Luís Alberto de Abreu ("O Livro de Jó", "Guerra Santa").
No encerramento do projeto, o grupo Barata Albina encena a peça infanto-juvenil "Cuidado, Garoto Apaixonado", sobre "estragos e consertos que podem trazer a descoberta do amor em forma de triângulo".
"É uma boa chance para conferir as tendências do teatro contemporâneo", acredita o coordenador do Centro Cultural Fiesp, Sílvio Anaz, 34, que organiza a Mostra Sesi de Artes Cênicas, orçada em R$ 200 mil. (VS)


Evento: 5ª Mostra Sesi de Artes Cênicas
Quando: de hoje a 2 de julho; qui. e sex., às 21h; sáb. e dom., às 19h e 21h). Nas demais cidades, sempre às 20h
Onde: Centro Cultural Fiesp - Teatro Popular do Sesi (av. Paulista, 1.313, tel. 284-2268). E nas unidades do Sesi nos municípios de Sorocaba (r. Duque de Caxias, 494, tel. 0/xx/15/232-1147); Araraquara (av. Otaviano de A. Campos, 686, tel. 0/xx/16/237-3100, r. 221); Marília (av. João Ramalho, 1.306, tel. 0/ xx/14/427-4100) e Rio Claro (av. M-29, 441, tel. 0/xx/19/535-2446)
Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Casa Fuji traz 30 imagens documentais
Próximo Texto: Panorâmica: Livraria inicia ciclo sobre erotismo e literatura com o francês Georges Bataille
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.