São Paulo, sábado, 11 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÊMICA

Mudança do nome do CCSP pode cair

DA REPORTAGEM LOCAL

A três dias dos 20 anos da instituição, segue o anticlima provocado pela aprovação da mudança do nome do Centro Cultural São Paulo para Centro Cultural São Paulo Manabu Mabe. Na última segunda, o vereador Antonio Goulart (PMDB) apresentou na Câmara Municipal projeto de lei que pede a revogação da Lei 13.301, publicada em 3 de maio no "Diário Oficial do Município". Ou seja, a alteração pode cair.
A lei que agregou Manabu Mabe (1924-1998) ao nome original é de autoria do vereador Jooji Hato (PMDB). Havia cerca de cinco anos ele investia na proposta sob alegação de homenagear o pintor japonês que imigrou com a família para o interior paulista aos dez anos.
A lei foi promulgada pelo vereador Vanderlei de Jesus (PL) após tramitar pelas mesas do presidente da Câmara, José Eduardo Cardozo (PT), e da prefeita Marta Suplicy (PT), que se abstiveram do veto e, indiretamente, colaboraram para a promulgação.
"Em que pesem as qualidades do falecido pintor, a notícia da aprovação da proposta legislativa desencadeou, por parte de vários segmentos da sociedade civil, manifestações veementes e contrárias à alteração da denominação do Centro Cultural São Paulo", escreve Goulart em seu projeto de lei.
Entidades como a Associação dos Amigos do Centro Cultural, Movimento Defenda São Paulo e Ordem dos Advogados do Brasil, além do crítico de teatro Sábato Magaldi e da escritora Lygia Fagundes Telles, também se manifestaram contrariamente.
A premissa, diz o diretor do CCSP, Carlos Augusto Calil, é a de que a instituição multidisciplinar não combinaria com uma denominação que restringisse determinada linguagem -no caso de Manabu Mabe, as artes visuais.
Goulart afirma que há possibilidade de a revogação ser votada na próxima semana, "dependendo da mobilização de artistas e intelectuais" para pressionar a Câmara. Do contrário, o documento seguirá tramitação comum pelas comissões, o que dura em média três meses. (VS)



Texto Anterior: Teatro: União e Olho Vivo encena Revolta da Chibata
Próximo Texto: Música: Cariocas promovem "apoteose" do samba hoje em São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.