São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA ARTES PLÁSTICAS

Pinturas recentes de Baselitz deliciam seus fãs

Mostra traz obras do artista vinculado ao neoexpressionismo alemão, com destaque para a série "Remix" (2007)

DE SÃO PAULO

O alemão Georg Baselitz é um dos grandes expoentes da pintura na segunda metade do século 20.
Ele tomou parte do neoexpressionismo alemão, surgido nos anos 1980, junto aos conterrâneos Anselm Kiefer, Sigmar Polke e Gerhard Richter, entre outros.
Na avaliação de alguns, o grupo renovou a pintura, seja retomando elementos figurativos, seja explorando certa tridimensionalidade da matéria na tela.
Para outros, o neoexpressionismo foi apenas mais uma estratégia de mercado, abalado após a dificuldade em comercializar trabalhos conceituais.
"Georg Baselitz - Pinturas Recentes", em cartaz na Estação Pinacoteca, com curadoria de Paulo Venancio Filho, explora esses dois lados, mesmo que não explicitamente: o da renovação da linguagem e o do poderio do mercado alemão.
As 29 pinturas da mostra são impressionantes, não só por suas dimensões, em geral 2,5 por 2 metros, mas por sua vitalidade: nas cores, nas formas, no grafismo.
Figuras de ponta-cabeça, típicas da trajetória do artista, também estão presentes, como em "Um Retrato Típico de Oslo - O irmão da Sra. Foster na Minha Calça"(2003).
No entanto, a exposição, cuja obra mais antiga é de 1998, centra-se num conjunto de obras recentes, denominado pelo próprio Baselitz como "Remix".
Segundo Venancio Filho, "Remix é um procedimento associado à juventude de hoje, que, assim, de certa maneira, não cria; remixa".
"Remix" é uma série de 2007, mas que, confrontada às outras obras da mostra, das mais antigas às mais recentes, não contém de fato algo tão diferenciado assim.
Provavelmente, então, ela aponte realmente o que o curador afirma: um procedimento de rearranjo, que renova a presença de Baselitz no mercado, ou que, simplesmente, continua a deliciar os que admiram sua pintura. (FABIO CYPRIANO)

GEORG BASELITZ - PINTURAS RECENTES

QUANDO de ter. a dom., das 10h às 18h; até 30/1
ONDE Estação Pinacoteca (lgo. General Osório, 66; tel. 3335-4990)
QUANTO R$ 6
AVALIAÇÃO bom


Texto Anterior: Espaço inadequado prejudica mostra de "Arte Povera" italiana
Próximo Texto: "Repetir é cavar o próprio túmulo", afirma Garnier
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.