São Paulo, quarta-feira, 13 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Brasil e Argentina são destaques

Ciclo apresenta versão resumida do Mercosul

DA REDAÇÃO

Se o Mercosul é um fator de desenvolvimento econômico para seus quatro integrantes, a 1ª Mostra de Documentários do Mercosul, que acontece entre hoje e domingo na Sala Cinemateca, serve como registro da memória de duas nações, já que apenas filmes brasileiros e argentinos entram na programação -20 no total.
O principal destaque da mostra é o cineasta argentino Maurício Berú, que ganha homenagem hoje, às 19h30, seguida do documentário "Certas Palavras de Chico Buarque" (1980), que registra a música e obra do músico. De Berú ainda serão exibidas as produções argentino-espanholas "Vamos Tango Todavia: El Tango Instrumental", "El Tango Bailado" e "El Tango en America Latina".
Entre as atrações deste ciclo está "La Cruz del Sur", de Pablo Reyero, um dos destaques do Festival de Cannes do ano passado.
O filme é o único que não se encaixa exatamente na categoria do título da mostra, já que é uma ficção. No entanto, utiliza a linguagem de documentário ao contar a história de um casal de namorados que se envolve no narcotráfico argentino.

Mesa-redonda
Do lado brasileiro, a mostra destaca o cineasta João Batista de Andrade, que estará hoje, às 17h30, no evento de abertura -uma mesa-redonda com Maurício Berú e Gerardo Vallejo.
Ao lado de nomes como Eduardo Coutinho, Andrade dirigiu inúmeros programas para televisão, com destaque para o "Globo Repórter", nos anos 70, quando este ainda usava a linguagem cinematográfica.
Dele, a mostra exibe "Wilsinho Galiléia" -reconstrução da vida do criminoso, inicialmente produzida para a Globo- e "Vida de Artista: José Inácio Santeiro", documentário experimental sobre o artista popular de Pirenópolis (Goiás).


Texto Anterior: "O Coordenador": Espetáculo revela dramaturgo sul-americano em palco brasileiro
Próximo Texto: Mostra de filmes alemães exibe cinema idílico do pós-guerra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.