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ANÁLISE
Cineastas abriram caminho para a retomada nacional
PEDRO BUTCHER
CRÍTICO DA FOLHA
Sem "Socorro Nobre", não
haveria "Central do Brasil".
Sem "Notícias de uma Guerra
Particular", possivelmente não
existiriam dois dos filmes brasileiros mais importantes do ano passado ("Cidade de Deus" e "Ônibus 174") ou pelo menos teriam
sido bastante diferentes.
O ciclo de 12 documentários batizado "Os Irmãos Salles João e
Walter, documentaristas", mais
do que revalorizar uma obra relativamente pouco conhecida, mostra como se forjou a retomada do
cinema brasileiro. Uma fração
considerável do sucesso dessa fase vem da atuação dos Salles na
produtora Videofilmes, não só investindo no documentário, mas
também apresentando um projeto de reflexão sobre o país.
O nome da mostra, "Os Irmãos
Salles", causa estranheza. Afinal,
uma das vocações mais bizarras
do cinema é juntar irmãos atrás
das câmeras (os Lumière, os
Coen, só para citar alguns), mas
essa vocação não se repete no caso
de Walter e João, que jamais dirigiram um filme juntos. Apesar de
estarem a toda hora trocando
idéias, são independentes e cultivam visões de mundo diferentes.
Mas há entre os dois, de fato, uma
parceria forte e uma vontade de
(re)valorizar o documentário
dentro do audiovisual brasileiro.
A mostra cobre tanto os primeiros trabalhos como os mais recentes. Um dos destaques da programação é o curta documental "Socorro Nobre" (1995), de Walter
Salles, narrando a história de Maria do Socorro Nobre, presidiária
que escreveu uma carta ao artista
plástico Frans Krajcberg. A produção acabou inspirando Walter
a escrever o argumento básico de
"Central do Brasil". É de Maria do
Socorro, aliás, o primeiro rosto
que surge no filme, ditando uma
carta para Fernanda Montenegro.
Presente na mostra está um dos
filmes brasileiros mais importantes dos anos 90, mas pouco visto
por não ter chegado aos cinemas.
"Notícias de uma Guerra Particular" (1999), de João Moreira Salles
e Katia Lund (não por acaso, também co-diretora de "Cidade de
Deus"), é o retrato mais preciso já
feito da situação da segurança pública no Rio de Janeiro, uma reflexão sobre as consequências da
guerra entre os traficantes de drogas encastelados nas favelas e a
polícia na vida de todos eles (traficantes, policiais e moradores).
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