São Paulo, sábado, 18 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BUTÔ

Sesc Belenzinho exibe início e fim de Tadashi Endo

JANAINA FIDALGO
DA REPORTAGEM LOCAL

A primeira peça de butô de Tadashi Endo a ser apresentada no Japão, "MA", dá início hoje a uma microamostra do trabalho do coreógrafo. Tem exibição hoje e amanhã, às 19h, no teatro do Sesc Belenzinho. No próximo final de semana é a vez de "Tasogare".
Falar da relação de Endo com o Brasil remete inevitavelmente ao contato estabelecido com o Lume. Em 2003, assinou a direção de "Shi-Zen, 7 Cuias"; no último ano, participou das comemorações dos 20 anos do grupo e agora volta para dirigir o trabalho solo de Carlos Simioni, "Sopro", com estréia prevista para junho.
"Quando faço minha agenda para o próximo ano, sempre penso em uma nova possibilidade para trabalhar com o Lume", diz Endo. ""Shi-Zen, 7 Cuias" foi uma tentativa que nem eu nem o Lume sabíamos onde ia dar. Estar no Brasil com eles sempre me traz coisas novas, me sinto muito confortável aqui. Quando trabalho com o Mamu Dance Company, a minha companhia, é diferente. É mais complicado, porque os bailarinos são de países diferentes."
Solo criado em 1991 e já exibido em países como França, Polônia, Inglaterra e Argentina, "MA" foi, segundo Endo, o primeiro trabalho chamado de butô -técnica criada no Japão pós-Segunda Guerra por Tatsumi Hijikata (1927-1986) e Kazuo Ohno que mistura dança e teatro. Já "Tasogare" é seu trabalho mais recente.
"O segredo do butô é a vida. O bailarino tem de ser todo o tempo radical, inovador e, para isso, precisa viver, precisa de boa comida e bom sexo. Além disso, deve ser honesto consigo mesmo."


Tadashi Endo
Quando:
hoje e amanhã, às 19h ("MA"); dias 25 e 26, às 19h ("Tasogare")
Onde: Sesc Belenzinho - teatro (av. Álvaro Ramos, 915, tel. 6602-3700)
Quanto: R$ 7,50 a R$ 15


Texto Anterior: Análise: Villela enfrenta teatro de Beckett com emoção
Próximo Texto: Dança: Ismael Ivo homenageia Mappelthorpe em solo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.