São Paulo, sábado, 21 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"The Wind that Shakes the Barley"

Filme-denúncia fala para simpatizantes

SÉRGIO RIZZO
CRÍTICO DA FOLHA

O inglês Ken Loach participou pela primeira vez da Mostra na 3ª edição, em 1979, com "Black Jack", ambientado no século 18. Na ocasião, ainda usava "Kenneth". Nas diversas outras vezes em que retornou, com filmes como "Agenda Secreta" (90) e "Terra e Liberdade" (95), já era o investigador de mazelas sociais e políticas do século 20.
Em "The Wind that Shakes the Barley", Loach e o roteirista Paul Laverty adotam a perspectiva dos republicanos irlandeses na batalha contra o domínio britânico na década de 1920.
Na velha e ainda eficiente estirpe do filme-denúncia, os invasores da ilha (que havia sido integrada ao Reino Unido em 1801) são os vilões odiáveis da primeira parte da trama. Depois, as divisões nas fileiras irlandesas ocupam as atenções.
Na estratégia de Loach, a parte quer falar pelo todo: a ação de dois ou três personagens procura condensar o estado de coisas naquele momento. Aspectos públicos e privados se confundem na trajetória de dois irmãos. Teddy (Padraic Delaney) se integra logo cedo à guerrilha, enquanto Damien (Cillian Murphy) quer distância do conflito e pretende se mudar para Londres. Um episódio de brutalidade faz com que se integre à resistência.
Próximos durante algum tempo, seus caminhos se distanciam à medida que o quadro político adquire novos contornos. Embora os conflitos de consciência tornem os personagens mais complexos, não há dúvidas sobre qual o lado escolhido pelo filme, o que não afeta seu impacto, mas o transforma em espécie de pregação para já convertidos.
THE WIND THAT SHAKES THE BARLEY    
Direção: Ken Loach
Quando: hoje, às 23h10, e qua., às 15h20, no Reserva Cultural Sala 2; qui., às 13h30, no Cinesesc, seg. (30), às 19h10, no Unibanco Arteplex 1



Texto Anterior: Crítica/"O Guardião": Narrativa tensa mostra o vazio da política
Próximo Texto: Crítica/"O Crocodilo": Moretti desvia foco de acusações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.