São Paulo, domingo, 26 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CERIMÔNIA

"Beleza Americana" e a "menina-menino" Hilary Swank dividem, a partir das 23h, as atenções do público

Saiba quem deve chorar esta noite

CLÁUDIO CASTILHO
especial para a Folha,
em Los Angeles

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas realiza hoje, a partir das 18h (23h horário de Brasília), a 72ª cerimônia de entrega dos prêmios Oscar.
O evento será transmitido ao vivo do Shrine Auditorium, no centro de Los Angeles, para mais de cem países e um público estimado em cerca de 1,5 bilhão de telespectadores em todo o mundo.
Pela sétima vez, o ator/comediante Billy Crystal será o apresentador oficial da festa que contará com a participação de várias celebridades do cinema como Brad Pitt, Gwyneth Paltrow, Antonio Banderas, Mel Gibson e Jane Fonda, que reaparece hoje depois de quase uma década sem participar do evento.
O grande favorito na categoria principal do prêmio, a de melhor filme, é "Beleza Americana", do cineasta inglês Sam Mendes. "Beleza Americana" poderá surpreender levando até cinco estatuetas de suas oito indicações.
Pelo segundo ano consecutivo a Academia de Hollywood posiciona os estúdios da DreamWorks, de Steven Spielberg, contra a Miramax. No ano passado, o "Resgate do Soldado Ryan", da DreamWorks, era tido como o favorito ao prêmio de melhor filme, enquanto "Shakespeare Apaixonado", da Miramax, vinha como o segundo mais cotado. No final da corrida pelo Oscar e de uma campanha publicitária milionária, a Miramax acabou levando a melhor. Este ano, os dois estúdios se confrontam novamente. E a DreamWorks mais uma vez é a favorita com "Beleza Americana", enquanto a Miramax aposta tudo em "Regras da Vida", de Lasse Hallstrom.
Este ano, cinco filmes representando as principais indicações são baseados em histórias verídicas: "O Informante", "Meninos Não Choram", "Música do Coração" -Meryl Streep, que concorre na categoria de melhor atriz e recebe sua 12ª indicação este ano, empatando com Katharine Hepburn-, "História Real" e "Hurricane - O Furacão".

Hilary Swank
Na cerimônia de hoje todos os olhos estarão voltados para a roupa da novata Hilary Swank (Oscar e moda andam historicamente lado a lado), do filme "Meninos Não Choram" e favorita na categoria de melhor atriz.
Enquanto a categoria de atriz tem a veterana Meryl Streep, a de atriz coadjuvante reserva uma curiosidade: todas as indicadas são novatas em suas primeiras candidaturas ao Oscar.
Já os ouvidos dos 5.500 convidados presentes estarão bem atentos para o anúncio do prêmio de melhor filme estrangeiro. É que rumores comuns às vésperas do Oscar. dão conta de que o filme do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, "Tudo sobre Minha Mãe", o franco favorito desde o anúncio das indicações, corre o risco de perder para a produção francesa "Est-Ouest", de Régis Wargnier.
As chances de derrota para Almodóvar são mínimas, mas grandes surpresas são comuns à maior festa do cinema norte-americano.

Texto Anterior: O Oscar é aqui
Próximo Texto: Análise - Amir Labaki: Premiação à esquerda
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.