UOL


São Paulo, quarta-feira, 28 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERUDITO

Grupo holandês se apresenta no Cultura Artística

Combattimento Amsterdã revive música barroca dos séculos 17 e 18

DA REPORTAGEM LOCAL

A Sociedade de Cultura Artística promove hoje seu primeiro concerto extra-assinatura da temporada de 2003, com a a única récita, em São Paulo, do Combattimento Consort Amsterdã, conjunto de câmara holandês especializado em música barroca.
No programa, peças de notórias celebridades daquele período, como Johann Sebastian Bach, Georg Philipp Telleman e Antonio Vivaldi, e de outros menos frequentes ou menos conhecidos nas apresentações do repertório dos séculos 17 e 18, como Biagio Marini, Tarquinio Merula ou Jean-Féry Rebel.
No ano passado, também pelo Cultura Artística, apresentou-se a Orquestra do Século 18, outro conjunto holandês especializado em música barroca, que é objeto de pesquisas em duas instituições exemplares, os conservatórios de Amsterdã e Real de Haia.
O Combattimento foi criado em 1982 pelo violinista Jan Willem de Vriend, regente e solista na atual turnê. Outro solista do grupo é o flautista Jacques Zoon.
O grupo tem participado de montagens do repertório lírico que, segundo os atuais padrões de autenticidade histórica, dispensam maiores conjuntos sinfônicos. São sobretudo óperas de Monteverdi e Händel.
O Combattimento também possui uma boa discografia. Gravou Biber, Sammartini, Fux e compositores quase esquecidos dos Países Baixos. (JBN)


COMBATTIMENTO CONSORT DE AMSTERDÃ. Quando: hoje (única apresentação), às 21h. Onde: teatro Cultura Artística (r. Nestor Pestana, 196, tel. 3258-3616). Quanto: R$ 60/R$ 100.


Texto Anterior: Fotografia: Raízes africanas brotam de máscaras e imagens
Próximo Texto: Teatro: Guerrilheiras adentram tragédia de Celso Cruz
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.