São Paulo, Quinta-feira, 28 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO
Alice K. adapta peça do século 14
Essência do Nô é meta em "Solitude"

VALMIR SANTOS
free-lance para a Folha


Há 13 anos pesquisando sobre o teatro Nô, a atriz Alice K. apresenta sua nova montagem, "Solitude", em sessões gratuitas hoje e amanhã no Sesc Consolação.
Trata-se de um espetáculo solo adaptado da peça-poema "Matsukase" (Vento do Pinheiro), escrita no século 14 por Zeami, filho de Kanami, escritores japoneses considerados fundadores do Nô.
"A história é das mais belas, comoventes e profanas do repertório do teatro clássico japonês", explica Alice, 42. Ela fez uma livre adaptação da trajetória das duas irmãs que se envolvem com um nobre e aguardam o retorno prometido.
Frustradas pelos anos que passam, as irmãs se atiram ao mar. Morrem, mas suas almas continuam vagando angustiadas pela espera.
Esse é o enredo original. "Solitude", porém, subtrai a camada realista e tenta explorar as "sensações" em detrimento de uma história com começo, meio e fim.
"Quem está em cena é a alma do desejo, não o corpo", argumenta a atriz. O espetáculo é dividido em cinco movimentos: a espera, a solidão, a saudade, o desejo e a sublimação.
Na sua narrativa, Alice não quer explorar a expressão do Nô, propriamente, mas sim o código simbólico, "a energia e a intensidade" que, em sua opinião, também são passíveis de apreensão pelo ator ocidental.
A atriz preenche a cena sozinha, contracenando apenas com a trilha composta por Danilo Tomik, que evoca elementos como água e vento. A direção é assinada por Dennis Salim.
Depois das duas apresentações, "Solitude" só deve retornar em longa temporada no ano 2000.


Peça: Solitude Com: Alice K. Onde: Sesc Consolação - sala Ômega (r. Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, tel. 234-2000) Quando: hoje e amanhã, 21h Quanto: entrada franca


Texto Anterior: João Monteiro cria ode anarquista aos prazeres do mundo
Próximo Texto: Fotografia: Rodrigo Ribeiro registra dueto entre a pintura e a Polaroid
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.