São Paulo, Quarta-feira, 29 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO

Atriz está em projeto no Senac

Bete Coelho fala do ator com estudantes

VALMIR SANTOS
especial para a Folha

Para Bete Coelho, 35, o ator brasileiro é dos mais talentosos do mundo e a pecha de que, nele, o instinto prevalece sobre a técnica é uma "bobagem" propagada para subestimá-lo.
Acumulando trabalhos com grandes encenadores ao longo de quase 20 anos de carreira, a atriz expõe seus pontos de vista sobre o ofício em mais um encontro "Personalidades do Teatro Brasileiro", que acontece hoje no auditório do Senac.
"Como em qualquer profissão, a interpretação exige informação e conhecimento técnico", explica Bete.
Premiada várias vezes, a última pelo papel-título em "Cacilda!" (1998) , a atriz mineira discorda de Antunes, por exemplo, quando ele aponta a voz como uma das principais deficiências do ator brasileiro.
"O português é difícil de ser dito, tem muitas consoantes se comparado à musicalidade do inglês, mas o maior problema é andar, estar no palco, encontrar seu espaço", afirma.
A experiência recente como diretora ("Pentesiléias" e "O Caderno Rosa de Lori Lamby") vem somar-se ao potencial da atriz reinventado a cada espetáculo. No momento, ela ensaia o monólogo "O Pai", de Cristina Mutarelli, sob direção de Paulo Autran. Também estão nos planos a remontagem de "O Processo", com Gerald Thomas.
Na sua quinta edição, o "Personalidades do Teatro Brasileiro" já recebeu os atores Paulo Autran, Raul Cortez, Lélia Abramo e Walderez de Barros. A partir do próximo ano, o Senac vai privilegiar os diretores.


O quê: Personalidades do Teatro Brasileiro, com Bete Coelho
Quando: hoje, 20h
Onde: Auditório do Senac (r. Scipião, 67, Lapa, tel. 3873-6722)
Quanto: grátis (150 lugares, reservas por telefone)




Texto Anterior: Videoarte: Artistas dão palestra hoje no Itaú
Próximo Texto: "Cacilda 3" vai "voduzar" TBC
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.