São Paulo, Terça-feira, 31 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVRO
Unesp lança Marcuse da década de 40

da Reportagem Local

Será lançado hoje no auditório da reitoria da Unesp (al. Santos, 647, 17º andar, Jardins) o livro "Tecnologia, Guerra e Fascismo", coletânea de artigos do filósofo alemão Herbert Marcuse (1898-1979), um dos expoentes da chamada Escola de Frankfurt.
O livro será debatido às 19h com a presença de seu editor nos EUA, Douglas Kellner, professor da Universidade da Califórnia. Participam ainda do debate Paulo Arantes (professor de filosofia da USP), Wofgang Leo Maar (professor da Universidade Federal de São Carlos) e Isabel Maria Loureiro (da Unesp), mediadora.
Os artigos reunidos no livro, que estavam dispersos no Arquivo Marcuse, em Frankfurt, foram escritos na década de 40, período em que o filósofo colaborou com o governo dos EUA no esforço de guerra contra o nazismo alemão.
São oito textos, que analisam a tecnologia moderna e o nacional-socialismo alemão e antecipam algumas perspectivas teóricas e políticas que Marcuse iria desenvolver em seus trabalhos mais conhecidos, como "Eros e Civilização" (1955) e "O Homem Unidimensional" (1964). No final do volume, há cartas que Marcuse trocou com Max Horkheimer, também da Escola de Frankfurt, e com o filósofo Martin Heidegger.
É o primeiro de seis volumes que irão coligir textos inéditos de Marcuse. O projeto conta com a colaboração do filho de Marcuse, o urbanista Peter Marcuse.


Texto Anterior: Bispo transcendeu a loucura com arte
Próximo Texto: O bom do dia: Fanzine apreende universo carcerário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.