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ONG ajuda pequeno a vender
do enviado especial
O trabalho de uma organização
não-governamental (ONG) européia, TransFair, está conciliando
as práticas do livre mercado com
a melhoria das condições sociais
dos pequenos produtores.
Fundada na Holanda há dez
anos, a ONG pratica o "fair trade",
eliminando os atravessadores para aumentar a remuneração de
pequenos agricultores em todo o
mundo.
O conceito é parecido com o
utilizado pelos cafés orgânicos,
disse à Folha Kimberly Easson,
diretora de marketing da entidade nos EUA.
Nesse mercado, o consumidor
paga um pouco a mais para adquirir um produto que não envenena o meio ambiente.
No caso do "fair trade", ele sabe
que está sustentando pequenos
agricultores, que obtiveram um
preço justo pelo seu produto. "A
preocupação ambiental também
ajuda a promover o produto. Os
pequenos agricultores normalmente utilizam menos agrotóxicos nas lavouras", diz Easson.
O café é vendido nos supermercados com um selo de garantia,
atestando que o negócio foi concluído no sistema de "fair trade".
A TransFair compra o café por
US$ 100/saca e revende para indústrias nos países onde está sediada. O preço é fixo, não sendo
suscetível à volatilidade do mercado.
Para se inscrever no programa,
os produtores precisam se enquadrar em determinadas características. Primeiro, devem pertencer
a alguma cooperativa ou associação "gerida democraticamente".
Também é importante que o café se encaixe nos padrões mínimos de qualidade do mercado.
Se o produto for orgânico (produzido sem a utilização de agrotóxicos), recebe um bônus de US$
39,60/saca.
Segundo Easson, a maior parte
dos agricultores atendidos produzem em área de até 4 ha.
A TransFair compra café de
aproximadamente 300 cooperativas em 17 países. No Brasil, há
duas cooperativas inscritas: a
Acaram (Articulação Central das
Associações Rurais de Ajuda Mútua), em Ji-Paraná (Rondônia), e
a Faci (Federação das Associações
Comunitárias de Iúna e Iupi), no
Espírito Santo.
A ONG pretende ocupar até 5%
do mercado norte-americano até
2005.
Na Holanda, onde o projeto teve origem em 89, os cafés "fair trade" conquistaram 4% do mercado em quatro anos. Hoje, já representam 8%.
Na Internet - www.transfairusa.org
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