São Paulo, Terça-feira, 15 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Colheita no Ceará supera em 225% a da safra 98

PAULO MOTA
da Agência Folha, em Fortaleza

A safra de grãos colhida até maio deste ano no Ceará é 225% maior do que a colhida em todo o ano passado. Dados do governo cearense revelam que já foram colhidas 864 mil t de grãos até o final de maio último.
O secretário de Desenvolvimento Rural do Ceará, Pedro Sisnando, disse que o resultado obtido é fruto da regularidade do período chuvoso e de novas variedades de grãos introduzidas nas plantações.
No Ceará, a estação chuvosa ocorre entre janeiro e maio. Neste ano, as chuvas caíram satisfatoriamente em sete das nove regiões climáticas do Estado. Nas outras duas, as chuvas foram normais.
O Estado sofria de seca havia dois anos. A do ano passado foi considerada uma das maiores estiagens ocorridas neste século.
Apesar do crescimento verificado em relação a 98, a safra agora ficou abaixo de 1,049 milhão de t de grãos de 1996 -safra recorde.
O milho foi o produto mais colhido na safra atual, com um total de 475 mil t. Em seguida veio o feijão, com a produção de 205 mil t.
A novidade deste ano foi a retomada da produção de algodão, principal produto agrícola do Estado até a década de 80. Até maio, já tinham sido colhidas 55 mil t de caroço de algodão.
A safra do Ceará proporcionou até maio uma renda de R$ 1,281 bilhão, 48% a mais do que em 98, segundo Pedro Sisnando.



Texto Anterior: Agrobusiness: Seca baiana faz agricultor virar retirante
Próximo Texto: Perda é total em municípios do sertão de Pernambuco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.