São Paulo, Terça-feira, 20 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maratona testa animais

da Redação

Para os criadores de mangalarga a cavalgada que começa amanhã em Minas vai servir como um campo de provas para testar a resistência da raça após quase dois séculos de mistura.
O percurso é de 430 km, mais um tour pelo Sul de Minas que deve acontecer hoje. Todo o desempenho dos animais será acompanhado e registrado em planilhas.
A tropa passará por relevos distintos: as montanhas mineiras e o cerrado paulista.
"Vamos saber como está a criação, se ela ainda mantém as mesmas características para longas distâncias", diz Eduardo Cintra, criador e membro do Conselho Técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga. Um dos objetivos é "oficializar" a raça como a ideal para o "hipoturismo" (turismo ecológico sobre cavalos).

Apoio
A estrutura de apoio montada pela organização do Raid Mangalarga inclui ferradores, veterinários, médicos e ambulância. O evento tem patrocínio da Ford e dos adubos Serrana.
"Tive a idéia de criar essa prova durante uma cavalgada pela região de Ribeirão Preto", afirma Cintra.
Descontado o aspecto histórico, o percurso da cavalgada inclui ainda vales, rios, cachoeiras e montanhas.
Durante os acampamentos, a organização da prova vai realizar rodas de viola e churrascos.
A fazendeira Olívia Junqueira Franco, de Orlândia (SP), vai participar da prova com sua filha, seu pai e sua mãe.
"Estamos levando um caminhão como apoio e temos até um chuveiro a gás", diz ela, que nunca enfrentou um percurso tão extenso a cavalo.
Olívia conta que é preciso bom preparo físico para as cavalgadas. "O desafio maior é chegar. Com certeza a viagem de meus antepassados deve ter sido muito mais difícil, mas não será fácil para a gente também", diz a fazendeira. (JAB)

Texto Anterior: Cavalgada: Marcha revive a saga do mangalarga
Próximo Texto: Cavalo chegou ao país com d. João 6º e participou da Revolução de 1932
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.