São Paulo, quinta-feira, 01 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Distribuição de cargos é proporcional

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os cargos mais cobiçados na Câmara - as 11 vagas na Mesa Diretora e a presidência e vice das 20 comissões - são distribuídos entre os partidos conforme o critério da proporcionalidade partidária.
Respeitar a proporcionalidade significa que as siglas que saíram das urnas com as maiores bancadas têm prioridade na escolha dos cargos que desejam disputar. No entanto, por meio de acordos, partidos acabam cedendo espaço para outros menores. A formação de blocos parlamentares altera esse quadro, pois a proporcionalidade passa a ser calculada levando em conta a representação dos blocos, e não dos partidos individualmente.
Além do presidente, alguns cargos na Mesa são fundamentais. A segunda vice-presidência, por exemplo, é ocupada pelo corregedor da Câmara. Já a 1ª secretaria resolve as questões administrativas. Embora existam acordos, há votação para os cargos.


Texto Anterior: Pelo controle da Câmara, PT e PMDB formam megabloco
Próximo Texto: Janio de Freitas: A caminho da urna
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.