São Paulo, sexta, 1 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RELIGIÃO
Documento defende demarcações
CNBB acusa FHC de "descaso' com índio

LUIS HENRIQUE AMARAL
enviado especial a Itaici

Documento do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), órgão da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) responsável pelas questões indígenas, acusa o governo Fernando Henrique Cardoso de "descaso" com a demarcação das terras indígenas.
O texto foi divulgado ontem na 36ª Assembléia Geral da CNBB, que acontece até amanhã em Itaici (distrito de Indaiatuba, a 110 km de São Paulo).
Segundo o documento, o "descaso" do governo se reflete no fato de que "50% das terras indígenas ainda estão por demarcar, e 85% de todas as áreas encontram-se invadidas". Também denuncia que, este ano, houve redução de 78% nos recursos para demarcação de terras em relação a 97.
O texto, assinado pelo bispo Apparecido José Dias, presidente do Cimi, diz que a "violência contra os povos indígenas assume proporções assustadoras". Segundo ele, entre 95 e 97 foram assassinados 40 índios no país. A maior parte das mortes ocorreu em conflitos com invasores de terra.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.