UOL

São Paulo, terça-feira, 01 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Berzoini sugere IR maior para "superpensões"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, lançou ontem na reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os governadores a idéia de criar uma alíquota maior do Imposto de Renda das pessoas físicas para incidir sobre as chamadas "superaposentadorias".
Governadores gostaram da sugestão, apesar de ela não ter constado do resumo da reunião e de também não ter ficado registrado o compromisso de vir a ser discutida no curto prazo.
Berzoini fez a sugestão quando o governador Ronaldo Lessa (PSB-AL) reclamou que pagava pensões e aposentadorias altas. "Pago pensão de R$ 22 mil", queixou-se Lessa.
Berzoini, então, sugeriu que fosse criada uma alíquota alta de Imposto de Renda para atingir as altas aposentadorias. Segundo o ministro, poderia haver um mecanismo para o repasse desse imposto para os Estados, ainda que parcialmente. No entanto, ele não detalhou o mecanismo. Hoje, já há cobrança de Imposto de Renda sobre aposentadorias.
(KENNEDY ALENCAR)


Texto Anterior: Previdenciária: PT quer mudar aposentadoria de políticos
Próximo Texto: Congresso: Definida pauta da convocação extraordinária
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.