São Paulo, Quarta-feira, 01 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo deixa de gastar na área social, diz estudo

da Sucursal de Brasília

No primeiro semestre do ano, o governo deixou de desembolsar recursos previstos no Orçamento da União destinados a investimentos na área social e gastou mais da metade do que está previsto para o pagamento de juros e encargos da dívida pública.
A conclusão está em estudo do Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos), organização não-governamental que faz análises de políticas públicas e atua no Congresso Nacional.
Enquanto foram executados 56,94% do total previsto de R$ 28,57 bilhões para os compromissos relativos à dívida pública, foram gastos apenas 8,45% do total de R$ 8,73 bilhões destinados a investimentos. "O governo mais uma vez promove um engodo ao divulgar o programa "Avança Brasil". Ele não cumpre o que está no Orçamento", afirmou o deputado Pedro Celso (PT-DF).
O estudo do Inesc ressalva que apenas investimentos de interesse do governo são executados, como o projeto Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia), que já recebeu 37,7% do Orçamento aprovado para este ano.
(DENISE MADUEÑO)

Texto Anterior: Salário mínimo não seguirá a inflação
Próximo Texto: Janio de Freitas: Avança mesmo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.